Com o apoio da Maison Familial Rural (MFR) de Ste Consorce (69), oito alunas do Agrupamento de escolas de Fornos de Algodres visitaram a cidade de Lyon e a sua região, entre os dias 20 e 24 de junho.
“Foi dentro do quadro do programa de intercâmbio Erasmus que conseguimos trazer até Lyon estas alunas do 9° e 10° anos de escolaridade que frequentam o AEF. Tivemos o apoio da MFR e dos seus professores, sobretudo a Sandra, que há umas semanas atrás acolhemos em Fornos de Algodres com os alunos da MFR, participando no nosso programa educativo. Eles assistiram às aulas, integrando assim o programa escolar português, dos 7°, 9°, e 10° anos” disse ao LusoJornal a professora Paula Balula.
De início houve algumas dificuldades de comunicação durante a estadia do grupo de alunos da MFR, pois a língua de base era o português, mas a língua de comunicação foi o inglês. O problema é que os alunos não dominavam o inglês, o que provocou pequenos desentendimentos entre os alunos e até uma certa frustração, mas que foi atenuada pela linguagem gestual e pelos sorrisos de parte e de outra. “Foram dez dias de grande partilha, gostei muito” disse finalmente Joelle, uma dos alunos da MFR.
Para as alunas portuguesas – Maria Francisca, Jéssica, Catarina, Yara, Maria, Jéssica e Laura – por sua vez, só foram quatro dias de vistas e de descoberta escolar onde puderam colher informações e amizades e estavam acompanhadas pelas professoras Paula Balula e Maria Rodrigues.
“Foi uma visita no quadro do programa Erasmus e do projeto Mobilidade na vivência e descoberta do contexto escolar de outros países que esta viagem teve lugar” concluiu Maria Rodrigues, professora no AEF.
O grupo regressou a Portugal no dia 24 de junho com muitas e boas recordações.