A dirigente associativa, autarca e Conselheira das Comunidades Emília Ribeiro é a candidata escolhida para encabeçar a lista do Partido Socialista pelo círculo eleitoral da Europa nas eleições legislativas antecipadas de 18 de maio. Paulo Pisco não é candidato.
Desta vez, o Partido Socialista pediu à Secção de Paris para sugerir um nome e António Oliveira, o Secretário-Coordenador da Secção, confirmou ao LusoJornal que sugeriu o nome de Emília Ribeiro.
Emília Ribeiro integra a Direção da Associação Cultural Portuguesa de Les Ulis-Orsay (ACPUO) desde a sua criação, em 1978, e da Coordenação das coletividades portuguesas de França (CCPF) há uma dúzia de anos. Mas também é dirigente da associação Beirões Ligados a França, com sede em Sátão, desde a sua criação, em 2009.
Natural de Lisboa, Emília Ribeiro emigrou para França com os pais, em 1972. Mora em Les Ulis desde 1974, e está muito ligada a Sátão por razões familiares e de amizade. Reformada de uma empresa financeira de dimensão mundial, Emília Ribeiro está muito implicada na geminação quadrangular entre Vila Nova de Paiva, Satão, Les Ulis e Orsay.
Na última eleição do Conselho das Comunidades, foi eleita Conselheira pela área consular de Paris e, por inerência de funções, é também membro do Conselho Consultivo da área consular de Paris.
Mas Emília Ribeiro é também a 9ª Maire-Adjointe de Les Ulis, com os pelouros da saúde e das relações internacionais, funções que já ocupou pelo passado, quando foi eleita entre 2008 e 2014. Les Ulis (91) é uma cidade “recente” com mais de 25.000 habitantes a cerca de 25 km a sudoeste de Paris.
Em segundo lugar da lista socialista está Ana Maria Pica da Suíça. Quanto aos dois suplentes, são Tiago Corais da Inglaterra e Carlos Ribeiro da Alemanha.