Lusa | José Sena Goulão (arquivo)

Legislativas’25: No primeiro dia da contagem dos votos dos emigrantes, o Chega vai largamente à frente


Começou hoje a contagem dos votos dos emigrantes para as eleições legislativas antecipadas de 18 de maio e o Chega vai largamente à frente na contagem pelo círculo eleitoral da Europa.

As cartas com os votos podem chegar ainda amanhã, pelo que não há, por enquanto, nenhum Consulado apurado, mas já há bastantes mesas de contagem fechadas e, se os resultados se confirmarem, o Chega pode eleger 100% dos Deputados por este círculo eleitoral.

Da contagem que decorreu hoje, o Chega ganhou em praticamente todas as mesas de voto e, na maior parte dos casos, com o dobro dos votos da Aliança Democrática (AD) – a coligação entre o PSD e o CDS-PP – pelo que, aplicando o método de Hondt, o partido de André Ventura passaria a eleger os dois Deputados pelo círculo eleitoral da Europa.

Todos os resultados em curso indicam para uma impressionante queda dos votos no Partido Socialista que, pela primeira vez na história da democracia, não conseguiria eleger nenhum Deputado pelos círculos da emigração.

Pelo círculo eleitoral de Fora da Europa, esta tarde a AD ainda seguia em frante, mas seguida de muito perto pelo Chega.

Por enquanto trata-se apenas de tendências, que só serão confirmadas, ou não, esta quarta-feira à tarde, quando fecharem todas as mesas de contagem e quando forem anunciados os resultados.

Outra tendência do dia de hoje continua a ser o número impressionantemente grande de votos anulados, essencialmente por não levarem a cópia do Cartão do Cidadão.