Législatives’24: Christine Pires-Beaune, Ludovic Mendes et Emmanuel Fernandes foram reeleitos


A socialista Christine Pires-Beaune, o macronista Ludovic Mendes (na foto) e o ‘insoumis’ Emmanuel Fernandes, foram reeleitos nesta segunda volta das eleições legislativas francesas e regressam à Assemblée National.

Christine Pires-Beaune foi eleita no 2° círculo eleitoral do Puy-de-Dôme (63), em Riom, com cerca de 90 mil eleitores inscritos, pela quarta vez consecutiva. Na primeira volta passou à frente, com 23.175 votos, correspondendo a 36,20% e foi à segunda volta contra Isabelle Dupré do Rassemblement National. A candidata franco-portuguesa obteve 34.546 votos, correspondendo a 56,63% dos sufrágios, contra 43,37% da sua rival, e foi reeleita.

Até aqui Christine Pires-Beaune estava na Comissão de finanças e era a Presidente do Grupo de Amizade Parlamentar França-Portugal.

Ludovic Mendes (na foto) foi novamente candidato do Ensemble, o agrupamento de partidos da “maioria presidencial” como ainda lhe chamam, no 2° círculo eleitoral do departamento da Mozelle (57), em Metz.

Na primeira volta da eleição ganhou a candidata Marie-Claude Voincon do Rassemblement National, com 37,48%. Ludovic Mendes ficou em segundo lugar com 30,22% e o terceiro candidato que passou à segunda volta foi Victorien Nicolas do Nouveau Front Populaire, com 26,61%.

Finalmente o candidato da Esquerda única desistiu para permitir a Ludovic Mendes de ganhar a eleição, o que aconteceu, com 27.875 votos, num universo de 76.821 inscritos, correspondendo a 57,65% do sufrágio.

Ludovic Mendes foi, no anterior mandato, porta-voz do partido presidencial.

O candidato da France Insoumise, integrando o Nouveau Front Populaire, Emmanuel Fernandes, também foi reeleito no 2° círculo eleitoral do Bas-Rhin (67), Strasbourg, no quadro de uma “triangular”.

O candidato lusodescendente passou a segunda volta à frente, mas foram qualificados para a segunda volta Rebecca Breitman (Ensemble) e Virginir Joron (Rassemblement National). Emmanuel Fernandes ganhou com 48,79% dos votos e vai fazer agora o seu segundo mandato na Assemblée Nationale.

De fora ficou Dominique da Silva, que voltou a concorrer à sua própria sucessão no 7° círculo eleitoral do Val d’Oise (95). Na primeira volta o candidato de origem portuguesa ficou em terceiro lugar e desistiu da segunda volta para deixar ganhar o candidato socialista do Nouveau Front Populaire, fazendo barragem ao candidato do Rassemblement National, que acabou mesmo por não ganhar.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca