Législatives’24: Christine Pires-Beaune, Ludovic Mendes et Emmanuel Fernandes foram reeleitos


A socialista Christine Pires-Beaune, o macronista Ludovic Mendes (na foto) e o ‘insoumis’ Emmanuel Fernandes, foram reeleitos nesta segunda volta das eleições legislativas francesas e regressam à Assemblée National.

Christine Pires-Beaune foi eleita no 2° círculo eleitoral do Puy-de-Dôme (63), em Riom, com cerca de 90 mil eleitores inscritos, pela quarta vez consecutiva. Na primeira volta passou à frente, com 23.175 votos, correspondendo a 36,20% e foi à segunda volta contra Isabelle Dupré do Rassemblement National. A candidata franco-portuguesa obteve 34.546 votos, correspondendo a 56,63% dos sufrágios, contra 43,37% da sua rival, e foi reeleita.

Até aqui Christine Pires-Beaune estava na Comissão de finanças e era a Presidente do Grupo de Amizade Parlamentar França-Portugal.

Ludovic Mendes (na foto) foi novamente candidato do Ensemble, o agrupamento de partidos da “maioria presidencial” como ainda lhe chamam, no 2° círculo eleitoral do departamento da Mozelle (57), em Metz.

Na primeira volta da eleição ganhou a candidata Marie-Claude Voincon do Rassemblement National, com 37,48%. Ludovic Mendes ficou em segundo lugar com 30,22% e o terceiro candidato que passou à segunda volta foi Victorien Nicolas do Nouveau Front Populaire, com 26,61%.

Finalmente o candidato da Esquerda única desistiu para permitir a Ludovic Mendes de ganhar a eleição, o que aconteceu, com 27.875 votos, num universo de 76.821 inscritos, correspondendo a 57,65% do sufrágio.

Ludovic Mendes foi, no anterior mandato, porta-voz do partido presidencial.

O candidato da France Insoumise, integrando o Nouveau Front Populaire, Emmanuel Fernandes, também foi reeleito no 2° círculo eleitoral do Bas-Rhin (67), Strasbourg, no quadro de uma “triangular”.

O candidato lusodescendente passou a segunda volta à frente, mas foram qualificados para a segunda volta Rebecca Breitman (Ensemble) e Virginir Joron (Rassemblement National). Emmanuel Fernandes ganhou com 48,79% dos votos e vai fazer agora o seu segundo mandato na Assemblée Nationale.

De fora ficou Dominique da Silva, que voltou a concorrer à sua própria sucessão no 7° círculo eleitoral do Val d’Oise (95). Na primeira volta o candidato de origem portuguesa ficou em terceiro lugar e desistiu da segunda volta para deixar ganhar o candidato socialista do Nouveau Front Populaire, fazendo barragem ao candidato do Rassemblement National, que acabou mesmo por não ganhar.