Liga das Nações de Pelota Basca começou ontem em Paris com participação portuguesa

Começou este domingo, à tarde, a edição 2024 da Liga das Nações de Pelota Basca, no Trinquet Chiquito de Cambo, em Paris 16, e com a participação de Seleções de 13 países, entre os quais Portugal.

A maior Seleção é, sem dúvida, a Francesa, seguida da Espanhola e logo depois a Portuguesa. E se a vitória fosse atribuída ao país com mais adeptos presentes, Portugal ficaria certamente bem classificado, tantos eram os Portugueses na tribuna aquando da cerimónia de inauguração. Já antes, o grupo de Bombos da Borga, tinha animado o recinto exterior.

Para esta cerimónia, estavam também presentes um dos diplomatas da Embaixada de Portugal em França, Hugo Palma, a Cônsul Geral Adjunta de Portugal em Paris, Mafalda Paiva de Oliveira, e o Diretor de marketing da Caixa Geral de Depósitos, Afonso Galvão, porque o banco português é um dos patrocinadores da Seleção portuguesa.

O Selecionador da equipa nacional portuguesa, Cyprien Ducos, é francês, engenheiro numa fábrica de motores para aviões, praticante da modalidade, mas sobretudo é um promotor incansável da Pelota Basca junto da Comunidade portuguesa de França e das instituições.

A maior parte dos atletas portugueses mora em França e são lusodescendentes. É o caso de Steven Martins e Lucas Pereira em Xare, Camille Aresta, Pauline da Silva, Mathieu Larrondo e William Larrondo em Paleta pelota goma.

O primeiro jogo da Liga das Nações, realizado ontem à tarde, pôs frente-a-frente as equipas de França e da Argentina, em Para-Pelota (em cadeira de rodas), com uma vitória da dupla francesa. Logo depois, teve lugar um jogo muito disputado entre a Seleção de Portugal, com Mário Trindade e Carlos Leitão, e a dupla da Seleção brasileira. Os quatro jogadores conhecem-se bem, já que vieram todos de Viseu para participar numa primeira prova internacional.

Foram recrutados por José Duarte, antigo jogador e antigo treinador em Toulouse-Blagnac, regressado agora a Viseu. Como, pela primeira vez, esta Liga das Nações acolheu atletas deficientes, José Duarte foi recrutar jogadores num clube de ténis, mas o país carece de infraestruturas. “A equipa treina num ginásio, em Viseu, e na viagem para Paris, parámos no País Basco francês para treinarmos, pela primeira vez, num verdadeiro Trinquet” explicam.

As duas equipas disputaram a vitória até ao último ponto, mas o Brasil acabou por ganhar!

Esta segunda-feira, a delegação portuguesa vai ser recebida na Embaixada de Portugal, durante uma receção oferecida pelo Embaixador José Augusto Duarte.

LusoJornal