Lusa | Manuel de Almeida

Liga dos Campeões: Sporting humilhou o campeão europeu PSG em Alvalade


O Sporting venceu ontem pela primeira vez o Campeão europeu em título na Liga dos Campeões de futebol, ao triunfar na receção aos franceses do Paris Saint Germain (3-1), melhorando um histórico com três derrotas e um empate.

Na sétima e penúltima jornada da fase de liga, os bicampeões portugueses surpreenderam os Campeões europeus e intercontinentais, com golos do colombiano Luis Suárez (74 e 90 min), por entre um do suplente georgiano Khvicha Kvaratskhelia (79 min), para selarem a quarta vitória em outras tantas partidas em casa na prova e o acesso à fase a eliminar.

O Sporting subiu provisoriamente ao sexto lugar, antepenúltimo de entrada direta nos oitavos de final, e soma os mesmos 13 pontos do Paris Saint Germain, dos ingleses do Manchester City e dos italianos da Atalanta, com menos um jogo, tendo deixado, para já, a zona de acesso ao play-off, destinada aos clubes que terminarem entre a nona e a 24ª posições.

Qualificados pela quarta vez para a fase a eliminar da Liga dos Campeões, após 2008/09, 2021/22 e 2024/25, os ‘leões’ vão visitar os espanhóis do Athletic Bilbau na última jornada, em 28 de janeiro, e ainda podem rumar diretamente aos ‘oitavos’, objetivo que também dependerá de terceiros.

Para a história fica o êxito num inédito embate com o Paris Saint Germain, cujo primeiro título de Campeão europeu foi conquistado na temporada passada e teve contributo dos internacionais portugueses Nuno Mendes, João Neves, Vitinha e Gonçalo Ramos, todos ainda presentes no plantel.

.

Sporting 2-1 Paris Saint Germain

Ao intervalo: 0-0

Estádio: José Alvalade, Lisboa

Assistência: 51.428 espetadores

Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ricardo Mangas (59 min), Luis Suárez (90+4 min) e Kvaratskhelia (90+5 min).

Sporting: Rui Silva, Fresneda, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Ricardo Mangas (Vagiannidis, 63 min), Morita, João Simões (Daniel Bragança, 87 min), Geny Catamo (Alisson Santos, 87 min), Francisco Trincão (Kochorashvili, 90+6 min), Maxi Araújo e Luis Suárez. Outros suplentes: João Virgínia, Diego Callai, Debast, David Moreira, Flávio Gonçalves, Eduardo Felicíssimo, Mauro Couto e Rafael Nel. Treinador: Rui Borges

Paris Saint Germain: Chevalier, Zaïre-Emery, Marquinhos, Pacho, Nuno Mendes, Vitinha, Fabián Ruiz (Zabarnyi, 80 min), Mayulu (Kvaratskhelia, 66 min), Doué, Barcola (Gonçalo Ramos, 71 min) e Dembélé. Outros suplentes: Marin, Martin James, Lucas Beraldo e Nsoki. Treinador: Luis Enrique

Marcadores: Luis Suárez (1-0, 74 min), Kvaratskhelia (1-1, 79 min), Luis Suárez (2-1, 90 min)