Lisboa com melhor qualidade de vida e mais segura que Paris

Lisboa está na 37ª posição na lista das cidades com melhor qualidade de vida em 2019 e é a 31ª cidade mais segura do mundo, segundo um estudo anual realizado pela consultora Mercer.

De acordo com a consultora, na lista de cidades com a melhor qualidade de vida Lisboa subiu um lugar no último ano, do 38º para 37º posto, mantendo-se acima de Madrid (46º lugar), Nova Iorque(44º), Londres (41º) e Paris (39º).

Relativamente ao ‘ranking’ da segurança, este ano Lisboa encontra-se na 31ª posição, subindo 12 lugares relativamente a 2005. A capital portuguesa está acima de Paris que ocupa ‘apenas’ o 60° posto.

À frente da lista com 231 cidades está Viena, com a melhor qualidade de vida a nível mundial pelo 10.º ano consecutivo, seguida por Zurique (2.º lugar) e por Auckland, Munique e Vancouver, que ocupam o 3º lugar ‘ex aequo’. Bagdade no Iraque está na última posição.

Este ano a Mercer apresenta um ‘ranking’ separado sobre segurança pessoal, “que analisa a estabilidade interna das cidades, níveis de criminalidade, aplicação da lei, limitações à liberdade individual, relações com outros países e liberdade de imprensa”.

Nesta lista, a Europa Ocidental domina, com a cidade do Luxemburgo no topo, seguida, em segundo lugar, por Basel e Bern (na Suíça), Helsínquia (Finlândia) e Zurique (Suíça), ‘ex aequo’.

Sana/Iémen (229°), Bangui/República Centro-Africana (230°) e Damasco/Síria (231°) são as cidades mais inseguras, de acordo com esta análise.

A Mercer faz anualmente uma avaliação de mais de 450 cidades em todo o mundo, incluindo 231 destas cidades neste ‘ranking’.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]

LusoJornal