Livro da semana: “Lágrima sobre a Pastoral” de Rafael Azevedo

Esta semana Nuno Gomes Garcia conversa com Rafael Azevedo, autor de “Lágrima sobre a Pastoral”.

“Lágrima sobre a Pastoral” é o segundo romance de Rafael Azevedo, jovem autor e investigador brasileiro nascido no Pará em 1989. Ele estudou desenho, pintura e música, mas é na literatura que se sente realizado, tanto artística como academicamente.

No seu romance de estreia, “Ecos no coração da terra”, o Rafael tratou a história da decadência dos Villas-Boas, uma família de oligarcas da Amazónia, a selva que, na obra do Rafael Azevedo, funciona como uma máquina trituradora de personagens.

Este seu segundo romance, “Lágrima sobre a Pastoral”, apresenta-nos Angelim, um jovem forasteiro que vive numa propriedade agrícola chamada Pastoral. Contudo, a sua permanência em Pastoral, e a sua eventual integração na família disfuncional a que pertence, tem uma condição: ele tem de furar poços à procura de uma água quase inexistente. Quem é que nunca ouviu especialistas alertarem para as “Guerras da água” que marcarão o século XXI?

Não perca a conversa do escritor Nuno Gomes Garcia com Rafael Azevedo e descubra um romance moderno que nos fala de violência, seja ecológica, seja patriarcal.

Entrevista realizada no quadro do programa «O livro da semana» na rádio Alfa, apoiado pela Biblioteca Gulbenkian Paris

Horários de difusão na Rádio Alfa:

Quarta-feira, 12h30 (versão curta)

Domingo, 14h25 (versão integral)

Terça-feira, 01h25 (versão integral)

LusoJornal