Livro da semana: “Le roi Sébastien de Venise : histoire d’une rumeur” de André Belo

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

Esta semana Nuno Gomes Garcia conversa com André Belo, autor de “Le roi Sébastien de Venise : histoire d’une rumeur”.

“Le roi Sébastien de Venise : histoire d’une rumeur”, da autoria do historiador André Belo, parte de uma constatação: o rei português D. Sebastião, figura mitológica da cultura portuguesa, morreu de facto na batalha de Alcácer Quibir, no dia quatro de agosto de 1578.

André Belo refere que essa morte nunca foi colocada em causa na época. Mas de onde vem então esse mito segundo o qual o rei D. Sebastião regressará numa noite de nevoeiro para salvar Portugal?

Conhecida em França como “La bataille des trois rois” – além do rei português, morreram também dois reis marroquinos neste fatídico dia – esta batalha deixou marcas na História de Portugal.

Símbolo maior do começo da decadência imperial portuguesa, esta derrota militar que decorreu perto da cidade marroquina de Ksar-el-Kibir teve consequências desastrosas na História portuguesa. Além de ter colocado um ponto final ao expansionismo português no norte de África, o desastre de Alcácer Quibir levou à perda da independência nacional entre 1580 e 1640. Período de União Ibérica em que os muitos inimigos de Espanha se tornaram automaticamente inimigos de Portugal.

Não perca a conversa do escritor Nuno Gomes Garcia com André Belo e descubra a batalha de Alcácer Quibir que está, há 445 anos, marcada a ferro e fogo na memória coletiva portuguesa.

Entrevista realizada no quadro do programa «O livro da semana» na rádio Alfa, apoiado pela Biblioteca Gulbenkian Paris

Horários de difusão na Rádio Alfa:

Quarta-feira, 12h30 (versão curta)

Domingo, 14h25 (versão integral)

Terça-feira, 01h25 (versão integral)

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal