Esta semana Nuno Gomes Garcia conversa com Marta Martins Silva, autora de “Retornados”.
Marta Martins Silva nasceu em Aveiro, em 1984. É jornalista e acabou de lançar o seu terceiro livro, que se mantém na senda dos dois anteriores. Ela, em 2020, publicou “Madrinhas e Guerra” e, em 2021, “Cartas de Amor e de Dor”, dois livros que se focam na correspondência trocada pelos soldados portugueses durante a guerra colonial.
Agora, a Marta afastou-se do trauma da guerra que afetou uma geração de combatentes africanos e portugueses para tratar outro dos grandes traumas nacionais de finais do século XX, a questão dos retornados. E é esse mesmo o título deste novo livro: “Retornados”.
A Marta Martins Silva dá então voz a vinte e uma histórias, relatos que se cruzam com a análise histórica, política e social dessa época tão importante para compreender as dinâmicas portuguesas do nosso tempo. Se o 25 de Abril trouxe consigo a liberdade para os portugueses e a independência e a autodeterminação para os povos africanos oprimidos por 500 anos de colonialismo, a verdade é que deixou cerca de 600 mil portugueses a meio do caminho, os chamados “retornados”.
Não perca a conversa do escritor Nuno Gomes Garcia com Marta Martins Silva e descubra um livro que mostra os sentimentos dos homens, mulheres e crianças brancos que sempre viveram em África e que se virem de regresso a um país longínquo que praticamente não conheciam.
Entrevista realizada no quadro do programa «O livro da semana» na rádio Alfa, apoiado pela Biblioteca Gulbenkian Paris
Horários de difusão na Rádio Alfa:
Quarta-feira, 12h30 (versão curta)
Domingo, 14h25 (versão integral)
Terça-feira, 01h25 (versão integral)