Livro de José Rodrigues dos Santos sobre Spinoza nomeado para o Prémio “Créteil en Poche 2025”


O escritor e jornalista português José Rodrigues dos Santos foi nomeado para o Prémio “Créteil en Poche 2025”, na categoria Literatura Estrangeira, com o seu mais recente romance “O Segredo de Espinosa”.

A obra, publicada em França com o título “Spinoza, l’homme qui a tué Dieu” – nas edições Pocket -, é um poderoso retrato biográfico e filosófico de Bento de Espinosa, o influente filósofo judeu-português que marcou profundamente o pensamento moderno.

Espinosa é reconhecido por ter finalizado o método científico atual e estabelecido os fundamentos que conduziram ao liberalismo e às democracias modernas. A sua influência estende-se a pensadores de renome como John Locke, Voltaire, Rousseau, Montesquieu, Fichte, Nietzsche, Hegel e Kant.

O romance, pulicado em Portugal pela editora Planeta, em 2023, foi amplamente elogiado pela crítica e também recebeu, em Portugal, o prestigiado Prémio Bertrand Livro do Ano 2023, na categoria Ficção Lusófona, consolidando o seu lugar como uma das mais impactantes obras de ficção histórica contemporânea em língua portuguesa.

Foi publicado pelo Grupo Planeta em Espanha, no Brasil, Argentina e em outros países da América Latina.

A cerimónia do Prémio “Créteil en Poche” decorrerá durante o “Salon international du livre au format de poche”, nos dias 28 e 29 de junho, em Créteil (94), na região parisiense.