LusoJornal | Mário Cantarinha

Livro “(Il)Légitime” de Altina Ribeiro vai ser apresentado no Consulado-Geral de Portugal em Paris


O Consulado-Geral de Portugal em Paris vai organizar uma sessão de apresentação do livro “(Il)Légitime”, da escritora Altina Ribeiro, um romance de ficção inspirado em factos reais, tendo como pano de fundo a imigração portuguesa para França nos anos 60 e 70.

A apresentação terá lugar nos Salões Eça de Queirós do Consulado-Geral de Portugal na capital da França, na próxima quinta-feira, dia 6 de março, pelas 18h30, e contará com a presença da autora e o contributo do jornalista e Diretor do LusoJornal, Carlos Pereira.

Altina Ribeiro nasceu em São Vicente da Raia em 1960 e emigrou para França com a família em 1969, durante a ditadura de Salazar. “(Il)Légitime” é o seu quinto livro e todos retratam a experiência dos emigrantes portugueses e a história cruzada de Portugal e da França.

“Le Fado pour seul bagage” (2005) é uma autobiografia da autora, à qual se seguiu “Alice au pays de Salazar” (2010), uma biografia do cantautor Dan Inger dos Santos e “Dona Zézinha – La vie peu ordinaire d’une institutrice”.

“(Il)Légitime” já foi apresentado recentemente na Casa de Portugal André de Gouveia, na Cidade Universitária Internacional de Paris, e volta agora a ter uma sessão de apresentação no Consulado-Geral de Portugal em Paris.