Lusa | António Cotrim

Luís Montenegro participa esta terça-feira numa reunião no Elysée sobre a Ucrânia


O Primeiro-Ministro português, Luís Montenegro, participa esta terça-feira, à tarde, na reunião da Coligação da Boa Vontade sobre a Ucrânia, que vai decorrer no Palais de l’Elysée, coordenada pelo Presidente Emmanuel Macron.

A “Coligação da Boa Vontade” é um grupo de países, com mais de 30 Estados, sobretudo europeus, que se organizou em fevereiro de 2025, a pedido do Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, para coordenar e dar garantias de segurança à Ucrânia, especialmente num cenário de cessar‑fogo com a Rússia.

As garantias incluem uma presença militar para estabilizar território, patrulhas aéreas e uma força naval para remoção de minas no Mar Negro.

Para além do Presidente Emmanuel Macron, este grupo é animado pelo Primeiro‑Ministro britânico Keir Starmer, pelo Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, assim que pelos líderes da NATO, do Conselho Europeu e da Comissão Europeia.

A Ucrânia continua a ver a adesão à NATO e à União Europeia como a garantia final, mas precisa de “apoio militar estável e previsível” enquanto isso não acontece.