Lusodescendente Frédéric Baptista é o novo Chefe de Gabinete da Ministra Élisabeth Borne


A nova Ministra francesa da educação e antiga Primeira Ministra, Élisabeth Borne, acaba de nomear o lusodescendente Frédéric Baptista para Chefe de Gabinete.

O decreto foi assinado no dia 26 de dezembro, depois da nomeação surpresa de Élisabeth Borne para Ministra de Estado, da Educação nacional, do Ensino superior e da Investigação científica. François Weil foi nomeado Diretor de Gabinete, Frédéric Baptista, Chefe de Gabinete e Samuel Vitel, Conselheiro social para os valores da República e da laicidade. Os três fazem parte do núcleo mais próximo de Élisabeth Borne.

Natural de Meaux, os dois pais de Frédéric Baptista são portugueses. A mãe é de Celorico da Beira e o pai é da Póvoa de Varzim. “Claro que guardo sempre uma ligação com Portugal. As minhas famílias paterna e materna vivem em Portugal e vou visitá-los todos os anos” confirmou ao LusoJornal.

Frédéric Baptista foi, durante dois anos, Assistente parlamentar de Jérôme Lavrilleux no Parlamento Europeu e depois foi colaborador do Presidente da holding Bendt Finances.

Admirador de Jacques Chirac, militante do partido La République en Marche fundado por Emmanuel Macron, Frédéric Baptista começou a trabalhar com Élisabeth Borne em 2021, enquanto Conselheiro político no Ministério do Trabalho e depois em Matignon, onde foi Conselheiro no “Polo Territórios” no Gabinete da então Primeira Ministra.

Frédéric Baptista era Assistente parlamentar de Élisabeth Borne, Deputada do Calvados, na Assembleia Nacional, antes de a acompanhar para o Ministério da Educação.

LusoJornal