Marine Nationale

Madeira: Escala de quatro dias do navio francês Monge no Funchal


O segundo maior navio da Marinha francesa, o Monge, esteve na semana passada atracado no Funchal, Madeira. A escala durou 4 dias, entre 2 e 6 de junho, no quadro de exercícios de vigilância espacial e trajetografia de mísseis.

O navio, único na Europa, com mais de 225 metros de cumprimentos, desempenha um papel central nos testes de sistemas balísticos e na análise de objetos em órbita.

Durante a sua estadia na costa madeirense, o Comandante do Monge, o Capitão de Fragata Pierre Roussel, foi recebido por diversas autoridades locais, entre os quais o Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Cabral Barreto. O Cônsul Honorário da França no Funchal, Eduardo Bonal da Silva, também visitou o navio e cumprimentou a tripulação.

Pierre Roussel explicou a tecnologia altamente avançada a bordo do navio. “Imagine que, a partir de Brest, na Bretagne, onde o navio costuma estar atracado, conseguimos ver uma moeda a rodar no cimo da Tour Eiffel, em Paris e conseguimos observar as duas faces da moeda” explicou aos jornalistas.

“Esta visita inscreve-se no quadro do reforço dos laços bilaterais franco-portugueses nos domínios marítimo, científico e diplomático” diz, por sua vez, uma nota da Embaixada de França em Lisboa enviada ao LusoJornal.

Depois da Madeira, o navio francês segui para Tenerife, em Espanha.