Madeirense Paulo Cafôfo vai ser o novo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

O Antigo Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, vai ser o novo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

O Presidente da República aceitou hoje a lista de 38 Secretários de Estado proposta por António Costa para o XXIII Governo. Da qual faz parte Paulo Cafôfo.

A posse de todo o XXIII Governo Constitucional está prevista para quarta-feira, ao fim da tarde, no Palácio Nacional da Ajuda, em cerimónia restrita.

Paulo Cafôfo é professor de história, licenciado em Coimbra, tendo exercido docência em várias escolas da Região Autónoma da Madeira.

Foi eleito Presidente da Câmara Municipal do Funchal em 2013 e renovou a vitória em 2017, desta vez com maioria absoluta. Sempre concorreu como independente, apoiado por coligações de partidos, e na primeira eleição conseguiu derrotar o PSD que sempre teve a maioria absoluta na capital do arquipélago.

Foi também Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira (AMRAM) e da Confederação dos Municípios Ultraperiféricos (CMU).

Paulo Alexandre Nascimento Cafôfo, tem 50 anos e nasceu no Funchal, na Freguesia de Santa Luzia. Em 2019 renunciou ao mandato de Presidente da Câmara para ser o candidato socialista a Presidente do Governo Regional da Madeira. Conseguiu obter a maior votação de sempre do PS, com 35,76%, pôs fim, pela primeira vez na história da democracia, à maioria absoluta do PSD, mas não conseguiu ganhar a eleição.

Desde então é Deputado na Assembleia Legislativa da Madeira e foi eleito Presidente do PS/Madeira, mas renunciou ao cargo depois das eleições autárquicas.

Agora foi chamado ao Governo de António Costa e calhou-lhe a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, apesar de não lhe ser conhecida qualquer relação formal com a diáspora portuguesa.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal