Mais um Festival de folclore da Associação cultural dos portugueses de Feyzin


No sábado passado, dia 28 de setembro, a Associação cultural dos portugueses de Feyzin (ACPF), na área metropolitana de Lyon, organizou o seu quadragésimo Festival de folclore no Parque da Europa, situado mesmo em frente da sede da coletividade.

Neste dia, algumas centenas de pessoas vieram assistir às apresentações de danças e cantares dos grupos que vieram de várias regiões vizinhas de Feyzin. O tempo estava um pouco incerto, mas pela tarde o sol brilhou, dando assim um sorriso aos organizadores e também a todos os presentes.

O Festival teve, na sua abertura, o grupo de bombos de Ponte da Barca. Depois, a tarde de sábado foi preenchida com a passagem em palco dos respetivos grupos de folclore, com cerca de trinta minutos cada um.

“A Associação faz tudo para que toda a população da cidade de Feyzin, possa admirar e passar um bom momento de partilha. A Comunidade portuguesa que aqui reside, ainda é muito numerosa, mesmo se está a envelhecer, mas a nossa sede é um bom ponto de encontro e de lazer, onde às sextas, sábados e domingos, se joga às cartas, se vê televisão e até mesmo se leem livros, pois temos uma pequena biblioteca com livros portugueses que também é procurada” explicou Maria Ferreira, uma das dirigentes da ACPF. “A municipalidade sempre nos ajudou com material, e até mesmo os técnicos da Câmara para as questões relacionadas com a eletricidade e instalações. Estamos muito gratos à municipalidade”.

A próxima atividade será o S. Martinho, no decorrer do mês de novembro, e será com esta atividade que a associação fechará o ano 2024. As previsões para 2025, em termos de eventos e atividades, “por agora está tudo em estudo e avaliações”, segundo nos comunicou o Presidente Carlos Moreira.

A Direção conta com uma boa equipa de voluntários que tem o mérito de estar sempre presente e que, ao longo do dia, cada um a seu posto, tudo fazem para que os aderentes e outros mais, possam partilhar um bom momento nas instalações da coletividade.

LusoJornal