Mandrake d’Or: A portuguesa Solange Kardinaly ganhou um dos “Óscares da Magia” 2024 em Paris


A ilusionista e cantora portuguesa Solange Kardinaly ganhou um dos troféus Mandrakes d’Or 2024, considerados os “Óscares da Magia”. O prémio foi-lhe entregue no dia 22 de outubro, no palco do Casino de Paris, mas a cerimónia só ontem à noite foi transmitida pelo canal de televisão C8. Foi a primeira mulher a receber este galardão.

Solange Kardinaly é conhecida pelas suas performances de “quick change” (mudança rápida de roupa) e foi precisamente com um número de “quick change” que a artista se apresentou em palco.

Nascida em Vila Nova da Barquinha, perto do entroncamento, Solange Kardinaly faz parte da terceira geração de uma família de artistas e ilusionistas portugueses. O avô paterno era mágico, o pai e a mãe também são e foi pois muito naturalmente que Solange cresceu no mundo da magia, começando a subir aos palcos desde muito jovem e seguindo os passos dos pais. Também é prima do conhecido artista de circo Victor Hugo Cardinali.

Com pouco mais de 20 anos, Solange Kardinaly veio para Paris, para participar numa digressão circense, e acabou por participar no programa “Le Plus Grand Cabaret du Monde”, apresentado por Patrick Sébastien, na France 2.

A artista portuguesa participou em inúmeros festivais de magia, em programas de televisão, circos e eventos por esse mundo fora. Em 2024 participou no programa de televisão “América’s Got Talent” chegando à final da competição. Em França também participou, este ano, no programa “La France a un incroyable talent”. Solange Kardinaly detém ainda o recorde do Guinness com o maior número de mudanças de roupa num minuto, realizado com o seu marido, o ilusionista espanhol do País Basco, Arkadio.

Aliás, o casal apresentou também um número de grande ilusão durante o espetáculo.

Os Mandrakes d’Or foram criados em 1990, começou por ser um Festival internacional de ilusionismo e de magia, que depois se foi transformando num encontro incontornável anual de grandes profissionais da magia.

Os Mandrakes d’Or deste ano foram apresentados por Maxime Guény e Charlotte Bermond.

LusoJornal