LusoJornal / Mário Cantarinha

Manuel do Nascimento apresenta livro em Lisboa com visita guiada aos 25 Lugares de “Abril”


O escritor Manuel do Nascimento vai animar um percurso guiado pelas ruas de Lisboa para apresentar o livro “25 Lugares do 25 de Abril – Os lugares históricos do 25 de abril de 1974”, numa iniciativa conjunta da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, da Association Luso-Française de Défense et de Sécurité e da Amicale des Anciens Combattants et Militaires Français au Portugal.

O ponto de encontro é dado no Largo do Chiado, ao pé da estátua de Luís de Camões, em Lisboa, no próximo dia 19 de março, às 15h0 e o percurso guiado vai durar cerca de duas horas, com passagem por alguns dos lugares que marcaram “Abril”. Vai seguir pela rua da Misericórdia até ao Largo do Carmo, depois vai pela rua Nova da Trindade e desce para o Rossio, vai pela rua Augusta até à Praça do Comércio, dá uma volta pela rua do Arsenal e regressa à Praça do comércio.

“Visitar os 25 locais do 25 de abril de 1974 é uma forma de homenagear os soldados do Movimento das Forças Armadas (MFA) e os Portugueses que os acompanharam e fizeram história. A visita a estes locais é um privilégio histórico e emocional, que as pessoas também sentiram no 25 de abril de 1974. Estas lápides ensinam-nos os pontos-chave da Revolução dos Cravos” diz Manuel do Nascimento.

As 17h00 vai ser feita a apresentação do livro no auditório Almirante Rogério d’Oliveira, da Academia de Marinha, precisamente na Praça do Comércio. Esta apresentação pode ser seguida à distância entre as 18h00 e as 20h00 de Paris. No final, o autor autografará o livro.

Manuel do Nascimento nasceu em Portugal mas vive na região de Paris desde 1970. A sua paixão pela história levou-o a escrever vários livros em português, francês e bilingues português/francês – uma forma de promover a história de Portugal.

É considerado um autor anti-obscurantismo da história do seu povo. Contribui também para a imprensa da diáspora em França, nomeadamente no LusoJornal, e no Canadá, e é colunista online em Portugal. É leitor da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris desde 2012.

Proferiu várias conferências em França sobre a história de Portugal, as Invasões napoleónicas em Portugal, a I Guerra mundial e a participação de Portugal ao lado dos Aliados no conflito mundial de 1914-1918. Publicou três livros em francês sobre este tema.

As inscrições para a visita devem ser feitas por mail para infoalfds@gmail.com

No seguimento da apresentação também está previsto um jantar opcional (33 euros) “para prolongar o intercâmbio com o autor”.