LusoJornal / António Borga (arquivo)

Marcelo Rebelo de Sousa chega hoje ao Mónaco para uma visita oficial


O Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, chega hoje, ao fim da tarde, ao Mónaco, para uma visita oficial a convite do Príncipe Alberto II e vai ter amanhã, um dia carregado ao Principado.

A chegada de Marcelo Rebelo de Sousa ao Palácio está prevista para as 10h15 desta sexta-feira, onde vai decorrer uma cerimónia oficial de boas-vindas com honras militares, os hinos nacionais e a tradicional revista às tropas.

Depois, o Príncipe Albert II do Mónaco vai reunir com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e oferece um almoço em honra do Presidente português, ao qual se seguirá a assinatura de um Acordo de Cooperação Bilateral entre os dois países.

Durante a tarde, os dois Chefes de Estado têm programado um passeio a pé pelos Jardins de Saint-Martin, uma visita à exposição fotográfica sobre o Rei português D. Carlos – que privou com o Príncipe Alberto I, trisavô do atual monarca, partilhando ambos a paixão pela oceanografia – e a inauguração do busto do Rei D. Carlos, com deposição de uma coroa de flores por Marcelo Rebelo de Sousa.

Depois seguem para o Museu Oceanográfico do Mónaco, com uma visita à exposição “Mónaco e o Oceano”, mas também uma visita ao “Salão Oceanomania” e à “Sala da Baleia”.

Antes de regressar a Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa oferece uma receção à Comunidade portuguesa precisamente no Museu Oceanográfico do Mónaco, onde vão discursar o Embaixador de Portugal Francisco Ribeiro de Menezes, a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus e o Presidente da República.

A menos de dois meses das eleições presidenciais, marcadas para 18 de janeiro próximo, e a cerca de três meses e meio de cessar funções (09 de março de 2026), Marcelo realiza a sua 170ª viagem ao estrangeiro – numa contagem que inclui, além das visitas oficiais, todas as outras deslocações, por motivos diversos, e divididas por país, mesmo que tenham sido feitas de seguida.

De acordo com uma nota hoje divulgada pela Presidência da República, no site oficial, esta visita de Estado “é testemunho dos laços históricos e de amizade entre os dois países, assim como do desejo de reforçar a cooperação bilateral em matérias de interesse comum, com enfoque na preservação dos oceanos e da biodiversidade”.