Marinha coordena resgate de cidadão francês ao largo dos Açores


A Marinha coordenou a ação de resgate médico de um cidadão estrangeiro que se encontrava a bordo de um veleiro ao largo da ilha de São Miguel, nos Açores. De acordo com um comunicado da Marinha, o resgate terminou ontem, embora tenha sido iniciado no sábado.

Segundo a nota, no sábado, a Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Joint Rescue Coordenation Center Halifax (Canadá), com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU – MAR) e o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), coordenou o resgate médico de um passageiro de 48 anos, de nacionalidade francesa.

O estrangeiro estava a bordo do veleiro “Grain de Sail”, com bandeira francesa, “a navegar a cerca de 639 milhas náuticas, equivalente a 1.183 quilómetros, a norte da ilha de São Miguel”.

“O navio efetuou o pedido de auxílio ao JRCC Halifax que solicitou o apoio do MRCC Delgada para coordenar o resgate porque o navio embora estivesse na área de Busca e Salvamento Marítimo do Canadá, estava mais perto da ilha dos Açores”, lê-se na nota.

O resgate foi efetuado pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou o paciente para o aeroporto de Ponta Delgada, em São Miguel, tendo sido posteriormente encaminhado para uma unidade hospitalar.

LusoJornal