Matignon acolheu ontem “Encontro de alto nível” entre a França e Portugal

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

No seguimento da visita da Primeira-Ministra francesa Elisabeth Borne a Lisboa em outubro do ano passado, uma delegação do Governo português chefiada por António Costa, foi recebida ontem à noite no Hôtel de Matignon para o 6° “Encontro de alto nível” entre a França e Portugal. Em cima da mesa estavam vários assuntos bilaterais, entre os quais a cooperação a nível educativo, cienfífico e investigação, para além de outros assuntos relacionados com a atualidade europeia e internacional.

António Costa estava acompanhado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, pela Ministra da Ciência e do Ensino Superior, pelo Ministro da Educação e pelo Secretário de Estado do Mar.

No final do jantar ficou a promessa da revisão do acordo de cooperação cultural, científica e técnica que já data de 1970, quando Portugal ainda não era uma democracia, mas também ficou a promessa de maior intercâmbio científico, aposta nas línguas e cooperação no domínio do mar. Nem António Costa, nem Elisabeth Borne falaram depois do jantar. A Primeira Ministra francesa já sabia dos incidentes que estavam a decorrer no país.

Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros, “houve oportunidade para passar em revista alguns temas da atualidade, particularmente no que toca às questões da governação europeia, questões dos mercados de energia e da transição verde e digital. Foi extremamente oportuno porque nos permitiu a ambos identificar o leque bastante significativo de oportunidades que existem na intensificação deste relacionamento sempre bom, mas no quadro de mudanças muito rápidas”, disse João Gomes Cravinho.

“Os dois Primeiros-Ministros concordaram com o princípio de rever o acordo de cooperação cultural, científica e técnica de 12 de junho de 1970, tendo em conta o objetivo de intensificar a cooperação bilateral existente entre os dois países nos domínios cultural, educativo, universitário e científico”, pode ler-se no comunicado conjunto enviado às redações.

Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, já tinha anunciado ao LusoJornal a realização, em 2024, de uma Temporada Cruzada entre os dois países dedicada inteiramente à Ciência, cuja preparação deve estar concluída até ao final deste ano. “É um tema que estamos a trabalhar e esperamos que até ao final deste ano se tenha um plano bem definido para se aplicar para o ano. Estamos também a trabalhar em seis acordos, em áreas prioritárias como o mar”, indicou ontem a Ministra.

Já na área das línguas, os dois Governos acordaram em convergir “em torno da necessidade de continuar a apoiar o ensino da língua francesa em Portugal e de dinamizar o ensino da língua portuguesa em França”, com o Ministro da Educação, João Costa a explicar que “tivemos oportunidade de assinalar alguns constrangimentos que ainda estão a ser identificados de dificuldades de recrutamento de professores de português aqui em França e combinámos fazer uma sinalização de todos os casos em que as nossas Comunidades reportam que não estão a ter acesso ao ensino da língua”, declarou o Ministro.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal