Mensagem de Despedida do Cônsul-Geral de Portugal em Bordeaux, Mário Gomes


Ao fim de 5 anos a desempenhar as funções de Cônsul-Geral de Portugal em Bordéus, eis chegado o momento de me despedir.

Foram 5 anos que muito apreciei e me permitiram, do ponto de vista profissional, mas também pessoal, alguns dos melhores momentos da minha carreira ao serviço do Estado português.

Quando cheguei, em 2020, e ainda durante bastante tempo depois disso, vi-me confrontado, como todos nós, com a pandemia de Covid-19. Foi um período difícil para todos, que teve efeitos bastante negativos na economia, incluindo da nossa Comunidade, e sobretudo no movimento associativo, que teve dificuldades em se reerguer.

Também o Consulado se viu constrangido a alterar os seus métodos de atendimento, limitando o acesso dos utentes e obrigando a uma marcação prévia do atendimento.

Felizmente foi possível ultrapassar essa situação, abrindo novamente o Consulado a todos os seus utentes e atendendo qualquer pessoa que a ele se dirija, sem qualquer obrigação de marcação prévia.

Para isso contribuiu a contratação de mais 4 funcionários desde que cheguei a Bordéus, que vieram reforçar a nossa capacidade de atendimento e permitir uma melhoria significativa do serviço prestado pelo Consulado.

Esforcei-me por apoiar as nossas associações e as nossas empresas, assim como as empresas francesas que mantêm negócios no nosso país e contribuem para o seu crescimento económico e a criação de empregos em Portugal.

E apostei muito na promoção da língua portuguesa e na organização de eventos culturais, orgulhando-me de ter trazido a Bordéus vários grupos de música moderna, intérpretes de fado e de música clássica, DJs e artistas plásticos que doutra forma não viriam nunca a Bordéus. E na literatura, incluindo de autores das Comunidades residentes em França, que procurei promover nas nossas Jornadas do Livro e da Cultura Portuguesa.

Je voudrais remercier toutes les autorités, notamment locales, institutions culturelles et économiques et associations françaises de différents secteurs qui ont contribué, à travers leur coopération avec le Consulat-général, à la promotion de la culture portugaise et à la promotion du Portugal comme destination de tourisme, commerce et investissement.

Os meus agradecimentos mais especiais vão para a nossa Comunidade, todos aqueles que conheci ao longo deste período e que contribuíram para os bons resultados que pude obter. Aos membros do Conselho Consultivo do Consulado, incluindo os diferentes Conselheiros das Comunidades com quem tive o prazer de trabalhar, pelos conselhos avisados e opiniões sólidas sobre a realidade socioeconómica da França e da vida da nossa Comunidade aqui residente.

Muito particularmente, agradeço às pessoas que contribuem para que o Consulado-Geral em Bordéus se destaque nos serviços propostos à Comunidade, nomeadamente pela organização de aulas de francês e a realização de consultórios jurídicos gratuitos, a todos os professores que se empenham ano após ano no ensino da nossa língua e a todos os membros da nossa Comunidade que contribuem, todos os dias, para a promoção de Portugal – seja através da participação política nas Camaras Municipais francesas, seja na sua participação ativa e empenhada no movimento associativo português que mantém vivas as nossas tradições e a nossa língua e a transmite às novas gerações

Uma última palavra para os funcionários do Consulado-Geral, pela permanente dedicação ao serviço público. O meu agradecimento e reconhecimento pela dedicação que sempre demonstraram.

A todos, o meu muito obrigado. E a muitos, a esperança de em breve vos poder rever.

.

Mário Gomes
Cônsul-Geral cessante de Portugal em Bordéus