Lusa / António Cotrim

Mundial 2018: Portugal à moda «francesa»

O Campeonato do Mundo está lançado com uma vitória inaugural da Rússia por 5-0 frente à Arábia Saudita.

Portugal começa a sua participação nesta sexta-feira 15 de junho em Sotchi, pelas 20h00, hora francesa, frente à Espanha.

A Seleção Portuguesa que conta com 7 jogadores que jogam, jogaram ou nasceram em França.

 

Os Lusodescendentes

Anthony Lopes, guarda-redes de 27 anos do Lyon, Raphaël Guerreiro, lateral esquerdo de 24 anos do Borussia Dortmund, e Adrien Silva, médio de 29 anos do Leicester, são o trio luso-francês da Seleção portuguesa.

Os três jogadores vão disputar pela primeira vez um Mundial com a Seleção das Quinas. Recorde-se que Anthony Lopes nasceu em Givors, Raphaël Guerreiro nasceu na cidade de Blanc-Mesnil, e Adrien Silva em Angoulême.

No entanto, e apesar de não terem estado ainda presentes num Mundial, os três lusodescendentes foram Campeões da Europa com Portugal em 2016, ao vencer por 1-0, após prolongamento, a França no Stade de France.

 

Monaco e PSG presentes na Seleção

João Moutinho, médio de 31 anos do Monaco, e Gonçalo Guedes, avançado de 21 anos do Paris Saint Germain, vão tentar ajudar a Seleção a ultrapassar a fase de grupos.

João Moutinho, que já realizou cinco temporadas ao serviço do Monaco e que foi Campeão na temporada 2016/2017 com os monegascos, participa pela segunda vez ao Campeonato do Mundo, tendo já participado no Mundial 2014 no Brasil.

Quanto a Gonçalo Guedes, que ainda não conseguiu impor-se no Paris Saint Germain mas que já conquistou com o clube parisiense três troféus (Campeonato de França, Taça de França e SuperTaça Francesa), participa pela primeira vez nesta competição mundial.

Por fim dois casos à parte: Bernardo Silva e Ricardo Pereira. O avançado de 23 anos, Bernardo Silva, passou três temporadas no Monaco, com o qual se sagrou Campeão de França na temporada 2016/2017, e transferiu-se no ano passado para o Manchester City onde também se sagrou Campeão da Inglaterra.

Quanto ao lateral direito de 24 anos, Ricardo Pereira, passou duas temporadas emprestado pelo FC Porto ao Nice, e sagrou-se Campeão de Portugal este ano quando regressou ao clube da cidade Invicta. De notar que Ricardo Pereira foi contratado durante este mês de maio pelo Leicester (Inglaterra).

Recorde-se que Portugal joga nesta sexta-feira 15 de junho frente à Espanha num jogo a contar para o Grupo B, a decorrer na cidade de Sotchi, em território russo, onde decorre o Mundial de futebol. O Grupo B conta ainda com Marrocos e Irão, este último sendo comandado pelo técnico português, Carlos Queiroz.