Lusa / José Sena Goulão

Mundial2022: Anthony Lopes (Lyon) e Danilo Pereira (PSG) convocados por Fernando Santos

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Otávio, Gonçalo Inácio e Diogo Costa estrearam-se ontem entre os convocados da Seleção portuguesa de futebol, para os embates com República da Irlanda e Azerbaijão, de qualificação para o Mundial2022, numa lista com oito saídas relativamente ao Euro2020. De França, apenas foram convocados Anthony Lopes (Lyon) e Danilo Pereira (PSG).

O Selecionador português, Fernando Santos, chamou pela primeira vez o médio luso-brasileiro Otávio e o guarda-redes Diogo Costa, ambos do FC Porto, e o defesa-central Gonçalo Inácio, do Sporting, promovendo ainda os regressos dos defesas João Cancelo, Ricardo Pereira e Domingos Duarte e do médio João Mário.

Cancelo falhou a fase final do Euro2020 devido à infeção pelo novo coronavírus, tendo então sido substituído por Diogo Dalot, que, tal como o guarda-redes Rui Silva, os defesas Nelson Semedo e José Fonte, os médios Renato Sanches, Sérgio Oliveira e William Carvalho e o avançado João Félix ficaram de fora dos 25 ‘eleitos’.

O Capitão Cristiano Ronaldo lidera a lista de avançados para a retoma da qualificação para o Mundial2022 frente aos irlandeses, na quarta-feira, no Estádio Algarve, e a visita aos azeris, seis dias depois, em Baku. Pelo meio, a Seleção comandada por Fernando Santos defronta em jogo particular o Qatar, em Debrecen, na Hungria, em 04 de setembro.

A Seleção anfitriã do próximo Campeonato do mundo foi incluída no grupo de qualificação de Portugal, com o intuito de preparar a participação na fase final da competição.

No arranque da qualificação, Portugal venceu o Azerbaijão (1-0) e o Luxemburgo (3-1), e empatou na Sérvia (2-2), ocupando a liderança do grupo A, juntamente com os sérvios, ambos com sete pontos. Os luxemburgueses estão no terceiro posto, com três pontos, à frente de República da Irlanda e Azerbaijão, que ainda não pontuaram.

A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial2022 termina em novembro e o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar o ‘play-off’ de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para o ‘play-off’.

Destas 12 equipas presentes no ‘play-off’, que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no próximo Campeonato do Mundo, que vai decorrer no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.

 

Lista dos 25 convocados:

– Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon, França), Diogo Costa (FC Porto) e Rui Patrício (Roma, Itália).

– Defesas: João Cancelo (Manchester City, Inglaterra), Ricardo Pereira (Leicester, Inglaterra), Domingos Duarte (Granada, Espanha), Gonçalo Inácio (Sporting), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City, Inglaterra), Nuno Mendes (Sporting) e Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund, Alemanha).

– Médios: Danilo Pereira (Paris Saint-Germain, França), João Palhinha (Sporting), Rúben Neves (Wolverhampton, Inglaterra), Bruno Fernandes (Manchester United, Inglaterra), João Mário (Benfica), João Moutinho (Wolverhampton, Inglaterra) e Otávio (FC Porto).

– Avançados: André Silva (Leipzig, Alemanha), Bernardo Silva (Manchester City, Inglaterra), Diogo Jota (Liverpool, Inglaterra), Cristiano Ronaldo (Juventus, Itália), Pedro Gonçalves (Sporting), Rafa (Benfica) e Gonçalo Guedes (Valência, Espanha).

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

LusoJornal