Municipais: “Nunca vi tantos candidatos portugueses em Roubaix” diz Michaël Fernandes

“Nunca vi tantos candidatos portugueses em Roubaix”. Foi assim que começou a conversa com Mickaël Fernandes (na foto), 27 anos, jovem candidato na lista “Roubaix en Comum” liderada por Karim Amrouni, nas municipais deste fim de semana.

Na cidade concorrem 11 listas à primeira volta das eleições e em quase todas elas há candidatos portugueses.

Mickaël Fernandes já foi candidato em 2014, na lista do então Maire de Roubaix, Pierre Dubois. Pierre Dubois tinha sucedido a René Vandierendonck, mas perdeu a eleição de 2014 face ao atual Maire, Guillaume Delbar.

Mickaël Fernandes não foi eleito, mas continua a ser militante socialista. No entanto, “desolidarizei-me com o PS local” conta ao LusoJornal. “A ideia de criar uma lista da união da Esquerda era boa, mas depois vieram os egos e o sectarismo habitual” comenta.

Foi neste contexto que foi criada a lista “Roubaix en Comum” liderada por Karim Amrouni, com dissidentes do Partido socialista, mas também de outros partidos “e sobretudo muitos independentes da sociedade civil” garante Mickaël Fernandes. “Karim Amrouni apoiou Macron, como milhões de Franceses, até perceber que afinal o novo mundo não era assim tão novo como isso”.

Na lista “Roubaix en commun” Mickael Fernandes encontra-se na 13ª posição. Tem origens em Guimarães e é membro ativo da Casa do Benfica de Tourcoing, afirmando-se um “fanático” pelo clube encarnado.

Na lista “Roubaix avenir” do atual Maire Guillaume Delbar (união do Centro), está um outro Português em situação elegível. Trata-se de Luís da Costa, na 19ª posição. “Pela primeira vez podemos ter um Português eleito em Roubaix” diz Mickaël Fernandes, lamentando que neste mandato não haja qualquer autarca com origens lusas na cidade.

Também na lista “Décidez pour Roubaix” (France Insoumise) liderada por Paul Zilmia há nomes portugueses: Cátia Dantas está na 44ª posição e Alexandre José Santos está na 47ª posição.

Na lista de Esquerda “Allez Roubaix”, encabeçada por André Renard, concorre Fernand Alves dos Santos na 43ª posição.

Na lista do Rassemblement National “Défendons Roubaix”, liderada por Philippe Lambilliotte, o último candidato é Edouard Tocha.

Na lista da Direita, “En Avant Roubaix!” liderada por Maël Camerlynck, João de Sousa Pereira é o 23° candidato. E a lista “Réinventons Roubaix” também de Direita, liderada por Sylvane Verdonck, é a que tem mais nomes portugueses: Anna-Maria Ferreira é 13ª, Deolinda Carneiro da Rocha é 35ª, Manuel Serafim é 48°, Andrea de Sousa é 51ª e Fátima Serafim é a 53ª candidata.

Pela lista da Extrema Esquerda “Les Anticapitalistes de Roubaix”, liderada por Marc Dubrul, concorrem Fernando Garcia (11ª posição) e Bárbara Barbosa (12ª). E na lista “Lutte Ouvrière – Faire entendre le camp des travailleurs”, liderada por Françoise Delbarre, concorrem Avelino dos Reis de Brito na 14ª posição, Abílio Serrano da Fonseca (20ª) e Paula de Jesus (33ª).

Resta saber quem, destas listas, vai à segunda volta, e que tipo de pactos vão ser feitos entre candidatos.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]

LusoJornal