Natixis francês tem Centro tecnológico com 350 colaboradores no Porto

O banco de investimento francês Natixis vai instalar no Porto o seu Centro tecnológico. O anúncio foi feito pela responsável do Natixis em Portugal, Nathalie Risacher, durante um almoço/debate organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF) em parceria com a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), intitulado «Le Portugal, ‘hub’ des Centres de compétences: le cas de Natixis».

Portugal foi escolhido pela proximidade geográfica e cultural com França, pelos custos financeiros, pela qualificação e cultura internacional dos trabalhadores e pelo «ecossistema empresarial» do país, com um elevado número de ‘startups’ em fase de desenvolvimento.

Na corrida estavam também a Roménia e a Espanha. Mas Portugal foi o país escolhido.

Inaugurado formalmente no passado dia 07 de março, numa cerimónia onde participaram o Presidente do Conselho de Administração da empresa Laurent Mignon, e o Primeiro Ministro português António Costa, o Centro tecnológico do Natixis no Porto está em operação há já cerca de um ano e emprega atualmente quase 350 colaboradores, sendo o objetivo atingir os 700 no fim do próximo ano.

O Natixis é a divisão internacional de banca empresarial e de investimento, gestão de ativos, seguros e serviços financeiros do Groupe BPCE – Banque Populaire & Caisse d’Epargne, atualmente o segundo maior grupo bancário em França, com presença em 38 países.

O Governo português decidiu aprovar a concessão de incentivos financeiros ao Natixis para instalação do Centro tecnológico do Porto, com um investimento de 23,5 milhões de euros, prevendo-se que em 2026 o valor acumulado (desde 01 de janeiro de 2017) de vendas e prestação de serviços e o valor acrescentado bruto do projeto atinja cerca de 317,1 e 240,7 milhões de euros, respetivamente.

Apresentada como um «Centro de excelência em IT», a unidade do Porto fornece «soluções inovadoras de suporte às operações do Natixis em todo o mundo», apoiando quatro unidades principais: banca empresarial e de investimento, banca de retalho, infraestrutura e segurança e funções de apoio.

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]