NERSANT reuniu com APIX-SA em Paris para explorar oportunidades de negócio no Senegal


A Associação Empresarial da Região de Santarém (NERSANT) promoveu, no passado dia 31 de julho, um encontro em Paris com a APIX-SA, a agência nacional responsável pela promoção de investimentos e grandes obras no Senegal.

Esta reunião teve como principal objetivo identificar e avaliar novas oportunidades de negócio para as empresas da região de Santarém no mercado senegalês.

A reunião contou com a presença do Presidente da Direção da NERSANT, António Pedroso Leal, e do Diretor Geral da APIX-SA, Bakary Séga Bathily. Aproveitando a sua estadia na capital francesa para promover o destino Senegal durante os Jogos Olímpicos de 2024, o Diretor Geral da APIX-SA disponibilizou-se para discutir as diversas oportunidades de investimento e colaboração entre as duas regiões.

Segundo uma nota da associação empresarial portuguesa, durante o encontro, “foram elencadas várias áreas de interesse comum, tendo a APIX-SA apresentado um panorama das necessidades e projetos prioritários no Senegal, com destaque para os setores da agricultura, construção, indústria, energia renovável, tecnologia, turismo e transportes”.

Por sua vez, a NERSANT destacou “a capacidade e competência das empresas da região de Santarém, apresentando o tecido empresarial regional através de uma breve caracterização por setores de atividade, bem como a sua vontade e potencial de expansão para mercados internacionais”.

António Pedroso Leal, Presidente da Direção da NERSANT, salientou a importância desta reunião para o fortalecimento das relações comerciais entre Portugal e Senegal. “A NERSANT está empenhada em abrir portas e criar pontes que permitam às nossas empresas crescer nos mercados externos. Este encontro com a APIX-SA é mais um passo nesse sentido, mostrando o nosso compromisso em procurar ativamente novas oportunidades de negócio para as empresas da região de Santarém”.

Bakary Séga Bathily, Diretor Geral da APIX-SA, manifestou o seu “entusiasmo” em colaborar com a NERSANT e destacou o potencial das empresas portuguesas em contribuir para o desenvolvimento de infraestruturas e outros setores estratégicos no Senegal. “Estamos confiantes de que esta reunião trará benefícios mútuos e fortalecerá ainda mais os laços entre os nossos países”.

Para a NERSANT, a realização deste encontro representa “um marco na estratégia da NERSANT de fomentar a internacionalização das empresas da região de Santarém, demonstrando o seu papel ativo e dinâmico na promoção de novos horizontes e parcerias comerciais”.

Criada em 2000, a APIX-SA desempenha um papel central na promoção do investimento no Senegal, criando um ambiente de negócios favorável, proporcionando incentivos, segurança jurídica e facilitando parcerias estratégicas, bem como a implementação de Grandes Obras do Estado do Senegal. A agência senegalesa visa reforçar a resiliência económica do país face aos desafios globais, revitalizando ao mesmo tempo os seus centros económicos.

LusoJornal