Noite de cinema português em Outeiro do Louriçal programada pelo lusodescendente Mickaël Cordeiro


Após o sucesso da primeira sessão de cinema organizada no dia 25 de maio, que contou com a projeção do filme de Cristèle Alves-Meira “Alma Viva”, o Grupo Desportivo Cultural e Recreativo do Outeiro do Louriçal organizou novamente, no sábado passado, uma sessão de cinema na sede da associação e a programação foi pensada para todas as idades.

Foram projetadas duas curtas-metragens – “Comezainas”, da realizadora Mafalda Salgueiro e “As nossas primaveras passadas não voltam mais”, de Joel Cartaxo Anjos – e uma longa-metragem – “Os demónios do meu avô”, de Nuno Beato.

A ideia da organização desta sessão de cinema surgiu depois de uma conversa entre Mickaël Cordeiro, lusodescendente e residente em França, a Presidente do GDCR Outeiro do Louriçal Cátia Ramos e demais membros da Direção.

“Já tinha realizado uma série de animações no grupo privado da aldeia no Facebook que tem 300 membros espalhados pelo mundo, para dar a conhecer e partilhar histórias da aldeia. Convidei também artistas para fotografar ou desenhar as casas, as ruas e as gentes da aldeia (Ana Formigo, Mario André Luz, Mafalda Salgueiro). Depois do sucesso da primeira sessão de cinema que organizámos em maio, queria criar uma noite dedicada à diversidade do cinema português e pensar numa programação para todas as idades. Mais uma vez, o GDCR Outeiro do Louriçal e a Presidente da associação Cátia Ramos aceitaram e estão a criar todas as condições para que seja mais uma vez um sucesso!” explica Mickaël Cordeiro. “Fico também muito feliz por apresentarmos a curta da Mafalda que conhece bem a nossa aldeia por ter realizado o mapa há dois anos! A escolha da segunda curta-metragem e da longa-metragem é também uma homenagem aos meus dois avôs e à minha avó paterna, que infelizmente faleceram nestes últimos anos”.

Cátia Ramos, Presidente do GDCR do Outeiro do Louriçal agradeceu a colaboração do lusodescendente. “Nunca é demais agradecer e reconhecer toda a dedicação e empenho do Mickaël na concretização da segunda sessão de cinema no lugar tão pequeno, comparado ao país onde vive, mas que tanto lhe diz e onde estão as suas raízes. Obrigada por trazeres o cinema ao Outeiro do Louriçal, por contribuires para o enriquecimento cultural de todos nós, e por seres um nosso aliado ao pedir que todos saiam de casa e venham ao GDCR, onde está uma equipa a trabalhar para que os bons costumes e tradições passe entre gerações e esteja sempre presente. Dentro destas palavras de reconhecimento e valorização por todo o teu trabalho. Obrigada!”.

LusoJornal