Nova associação de fãs de Linda de Suza organizou homenagem em Gisors

A recentemente criada Associação Franco-Portuguesa Club-Fans Officiel de Linda de Suza organizou a sua primeira ação em Gisors, com uma homenagem à cantora que faleceu no ano passado, no qual participaram algumas dezenas de pessoas, entre as quais a cantora Kassandra.

“Eu nunca estive com a Linda de Suza, mas quando ela faleceu, no dia do funeral eu perguntei o que podia fazer para que o nome dela não fosse esquecido. Fiquei a saber que já havia vontade de criar uma associação ainda quando ela era viva para a ajudar no que ela necessitasse, e acabámos por lançar mãos à obra” explica ao LusoJornal o Vice-Presidente Fernando Sebastião. “A Presidente é a Virgie, sobrinha da Linda de Suza e já temos cerca de 40 membros, pessoas que querem empenhar-se para manter viva a sua memória”.

Esta homenagem foi a primeira ação da associação e começou com a Missa sonele na Igreja Saint-Gervais-Saint Protais de Gisors, cidade onde a cantora morava. A igreja estava cheia.

Depois, seguiu-se uma romagem ao cemitério onde a associação depôs uma primeira coroa de flores. “Vem cá muita gente deixar flores, mas esta foi a primeira homenagem que a associação lhe fez. Estou certo que, onde quer que ela esteja, estará feliz” disse Fernando Sebastião ao LusoJornal. “Somos uma equipa, com o Agostinho, Tesoureiro, a Joana, a Cristina, que acompanhou muito a Linda de Suza e que tem tantas histórias para contar, a Nathalie canta canções dela…”

No cemitério, a emoção foi ainda maior. A campa está florida e honra a cantora. Lá está a placa com aqueles que deram a sua contribuição para que o jazigo fosse instalado, entre os quais muitos anónimos, mas também a empresária Nathalie Fordelone, o cantor Dan Tibério, ou o último manager da cantora, Fabien Lecoeuvre.

A homenagem integrou ainda um almoço no restaurante “Au Rendez-vous”, em Gisors, onde a artista Kassandra cantou.

Kassandra gravou um disco com canções de Linda de Suza e antes mesmo do lançamento deste trabalho, no dia 13 de janeiro, foi contactada pelo Vice-Presidente da associação.

“Eu liguei para saber quem estava a homenagear a Linda de Suza e fiquei a conhecer a Kassandra, uma pessoa estraordinária. Convidei-a e estamos muito gratos pela sua resposta, ela aceitou vir gratuitamente e está disposta para ajudar a nossa associação” diz Fernando Sebastião. A artista mandou-lhe algumas gravações antes mesmo do álbum ser editado e toda a equipa da associação gostou muito.

“Eu aceitei logo porque queria mesmo ir ao cemitério. Fui lá prestar-lhe a minha homenagem, pela primeira vez, na campa dela” disse a artista, com emoção, ao LusoJornal.

Quando Kassandra cantou, no restaurante, o momento foi mágico. “As pessoas gostaram, houve lágrimas, alegria, senti muito carinho dos Portugueses e dos Franceses, porque ela era amada pelas duas partes. Foi maravilhoso”.

Kassandra passou ainda pela casa onde morada a cantora, para se recolher, também com muita emoção, neste espaço onde Linda de Suza viveu.

Fernando Sebastião quer agora organizar um espetáculo para que Kassandra possa vir cantar as canções de Linda de Suza. “Já estávamos a prever fazer isso, antes dela vir aqui para esta homenagem, e a nossa ideia não mudou” disse ao LusoJornal.

“E eu fico à espera de outros contactos para mais concertos em França” completou a cantora.