Novo Cônsul-Geral de Lyon no Festival Folclórico Juventude do Alto Minho de Saint Priest


A Associação Portuguesa de Saint Priest, Juventude do Alto Minho, que fica na Metrópole de Lyon, organizou no sábado passado, dia 27 de setembro, o seu Festival folclórico na sala Espace Mosaïque, situada em Saint Priest.

O Festival contou com a presença de oito ranchos: Juventude do Alto Minho de Saint Priest, Casa da Barca de Vaulx-en-Velin, Portugais de la Loire, Mocidade Verde Minho de Saint-Martin-d’Hères, Lusitanos do Norte de Bernin, Rio Lima Alto Minho de Caluire, Lusitanos de Mâcon e Amigos de Portugal de Bègles, Bordeaux.

O novo Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, João Marco de Deus – que chegou a Lyon em agosto, esteve presente e este foi o seu primeiro contacto com a Comunidade em público – estava “muito satisfeito” de ver como estão organizadas as associações e de ver muitos jovens a dançar nos ranchos folclóricos.

João Marco de Deus aproveitou para falar com os autarcas locais que lhe deram os parabéns por ter “uma Comunidade exemplar, bem integrada e que não cria problemas”. O novo Cônsul-Geral também falou com alguns Presidentes e dirigentes associativos, tendo agradecido ao Presidente e à associação organizadora do Festival, o convite e que “foi um prazer estar presente”.

Também estiveram presentes no evento o Maire Gilles Gascon, que passou no início do Festival para felicitar a associação e o seu Presidente, Manuel Amorim, pela “boa organização”.

Para acompanhar o Cônsul-Geral de Portugal, estiveram presentes a Primeira Maire Adjointe Doriane Dorsale, o Conselheiro municipal com o Pelouro das Associações François Mégard, o Conselheiro municipal com o Pelouro das Geminações Jacques Burlat e o Conselheiro das Comunidades Portuguesas Manuel Cardia Lima.

O Cônsul-Geral partilhou um momento de convívio com elementos da Comunidade.

Depois do festival, houve um baile animado pelo duo musical Mário Amaral e Sandra Martins.

Foi um dia agradável para todos e o Presidente Manuel Amorim estava muito contente pela maneira como decorreu o festival, dando encontro no próximo ano.

A associação tem sede no 27 rue Aristide Briand, Parc d’Affaires, em Saint Priest (69).