
Já se conhece, desde esta tarde, os Ministros que vão integrar o novo Governo de Luís Montenegro. Paulo Rangel continua a ser o Ministro dos Negócios Estrangeiros, cargo que acumula novamente com o lugar de número dois do Executivo da Aliança Democrática (AD), mas desconhece-se ainda quem vai ser o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
O Deputado eleito pelo círculo eleitoral da emigração na Europa, José Manuel Fernandes, vai continuar a ser o Ministro da Agricultura e Pescas, pelo que Carlos Gonçalves deve continuar a substituí-lo no Parlamento.
.
Paulo Rangel à frente da diplomacia
Paulo Artur dos Santos Castro de Campos Rangel tem 57 anos (nasceu a 18 de fevereiro de 1968 em Vila Nova de Gaia), e iniciou a atividade política em 2001, com a redação do programa de candidatura do ex-Presidente do partido Rui Rio, então candidato à Câmara Municipal do Porto apoiado por PSD e CDS-PP. Desde então, Paulo Rangel tem repartido a atividade profissional pela advocacia, a universidade e a política.
Na vida académica, sempre ligado ao Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, especializou-se nas áreas do Direito Constitucional, Direito Administrativo e Ciência Política, tendo passado pelo Instituto Universitário Europeu e pelas universidades de Bolonha, Génova e Friburgo, além de exercer a advocacia em várias firmas. Também lecionou na Católica do Porto e na Porto Business School, funções que suspendeu desde que foi nomeado Ministro.
Filiou-se no PSD em 2005, ano em que foi eleito como Deputado pelo Porto. Três anos depois, chegaria à liderança do grupo parlamentar social-democrata.
Em 2009, liderou a lista do PSD às eleições para o Parlamento Europeu e chegou à vice-presidência do grupo parlamentar do Partido Popular Europeu e, em 2015, do próprio PPE. Manteve-se em Bruxelas por três mandatos consecutivos, num total de 15 anos.
.
José Manuel Fernandes deixa Comunidades
Em 2024, José Manuel Fernandes trocou o Parlamento Europeu, onde se posicionava entre os mais influentes eurodeputados, para ser Ministro da Agricultura e Pescas, pasta que já lhe era familiar.
Natural de Vila Verde, em Braga, continuou atento aos temas europeus e mostrou-se, recentemente, contra a destruição da Política Agrícola Comum (PAC), com a possibilidade de reunir num só fundo os dois pilares de ajuda aos agricultores.
José Manuel Fernandes, que nasceu em 1967, é licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Foi eleito um dos deputados do Parlamento Europeu mais influentes, segundo o ‘ranking’ BWC EU Influence.
.
Lista dos 16 Ministros do XXV Governo Constitucional
Primeiro-ministro
Luís Montenegro
.
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros
Paulo Rangel
.
Ministro de Estado e das Finanças
Joaquim Miranda Sarmento
.
Ministro da Presidência
António Leitão Amaro
.
Ministro da Economia e da Coesão Territorial
Manuel Castro Almeida
.
Ministro Adjunto e da Reforma do Estado
Gonçalo Matias
.
Ministro dos Assuntos Parlamentares
Carlos Eduardo Almeida de Abreu Amorim
.
Ministro da Defesa Nacional
Nuno Melo
.
Ministro das Infraestruturas e Habitação
Miguel Pinto Luz
.
Ministra da Justiça
Rita Alarcão Júdice
.
Ministra da Administração Interna
Maria Lúcia da Conceição Abrantes Amaral
.
Ministro da Educação, Ciência e Inovação
Fernando Manuel de Almeida Alexandre
.
Ministra da Saúde
Ana Paula Mecheiro de Almeida Martins Silvestre Correia
.
Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
Maria do Rosário Ramalho
.
Ministra do Ambiente e Energia
Maria da Graça Carvalho
.
Ministra da Cultura, Juventude e Desporto
Ana Margarida Balseiro Lopes
.
Ministro da Agricultura e Mar
José Manuel Fernandes






