O Governo vai vender as instalações do Consulado Geral de Portugal em Strasbourg


O Governo prevê vender em 2026 as instalações do Consulado Geral de Portugal em Strasbourg, onde funciona também a Missão de Portugal junto do Conselho da Europa. Mas o Governo português já tem à venda, há alguns anos, as instalações do Consulado de Portugal em Clermont-Ferrand, que continuam abandonadas.

A alienação da Chancelaria portuguesa em Strasbourg enquadra-se numa série de investimentos na rede externa, tanto ao nível das infraestruturas, como da valorização de recursos humanos, em particular a revisão dos abonos do pessoal a desempenhar funções no exterior, previstos no Orçamento de Estado para 2026, apresentado ao Parlamento esta semana.

O Governo prevê nomeadamente a continuação da instalação do Consulado-Geral em Andorra e o início da instalação de uma Embaixada de Portugal em Hanói (chancelaria e residência). No orçamento de Estado de 2025 já foram contempladas obras no atual Consulado-Geral de Portugal em Lyon, em curso atualmente, e de obras nas janelas do Consulado-Geral de Portugal em Paris, já previstas.

Ao nível da compra e venda de património, está em curso a aquisição de imóveis destinados à instalação da chancelaria da Embaixada de Portugal em Roma, das instalações da chancelaria e residência da Embaixada de Portugal em Londres, da residência da Embaixada de Portugal em Luanda.

Igualmente em curso está a alienação das instalações do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

Ao nível de obras do Ministério dos Negócios Estrangeiros, está prevista a conclusão da construção e apetrechamento das novas instalações da chancelaria e residência do Consulado-Geral de Portugal em Benguela (Angola).

Irá prosseguir a reabilitação estrutural das instalações do Consulado-Geral de Portugal em Macau, as obras na Embaixada de Portugal em Washington e a requalificação do edifício da antiga chancelaria da Embaixada de Portugal em Madrid, bem como a reabilitação das instalações da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe.

A requalificação da antiga chancelaria da Embaixada de Portugal em Dublin, das instalações do Consulado-Geral de Portugal em Barcelona (Espanha) e da residência e chancelaria do Consulado-Geral de Portugal na Beira (Moçambique) estão igualmente previstas, assim como a reabilitação dos edifícios da Embaixada de Portugal em Bissau.

O Governo conta aplicar medidas de segurança e apetrechamento geral das residências do Estado no exterior e “conservar e substituir os equipamentos na rede externa, incluindo equipamentos de leitura dos dados biométricos, e acautelar pequenas melhorias e reparações não planeadas em diversos postos consulares”.

Em Lisboa, serão realizadas obras de requalificação de vários espaços no Convento e Palácio das Necessidades, Palácio da Cova da Moura, no sentido de reordenar e redistribuir os diversos serviços internos e de representação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização que em 2026 comemora os 30 anos.