LusoJornal / Mário Cantarinha

Orléans: Festa dos Santos Populares da Rádio Arc en Ciel

A tradicional festa anual dos Santos Populares da rádio Arc en Ciel de Orléans teve lugar este fim de semana, dias 30 de junho e 1 de julho, no Parque de Lignerolles, em Fleury-les-Aubrais (45), na periferia de Orléans, espaço posto à disposição pela Maire local, Marie-Agnès Linguet.

A festa juntou cerca de três milhares de pessoas que, no sábado, vieram degustar um barbecue gigante e assistir às atuações dos grupos Le Flamenco APFEEF e Kapa Negra, que animou o grande baile da noite.

No domingo, num ambiente em que igualmente não faltaram as tradicionais especiarias portuguesas, sardinhada e grelhados, aturam os Bombos Soleil du Portugal e, no palco, os artistas Mickael & Steven, Quinzinho, Letícia Risto, Jorge Amado, e La Harissa, com apresentação da Presidente e animadora da Rádio Arc en Ciel, Cristina Alves.

No acontecimento estiveram presentes o Cônsul-Geral de Portugal em Paris, António Albuquerque Moniz, acompanhado pelo Cônsul Honorário de Portugal em Orléans, José de Paiva, e o Deputado português pelo círculo da Europa, Paulo Pisco. Presentes igualmente a Maire local de Fleury-les-Aubrais, Marie-Agnès Linguet, acompanhada pelo seu Primeiro Maire-Adjunto Philippe Desormeau. O antigo Maire de Fleury-les-Aubrais, Pierre Bauchet, hoje reformado, efetuou, também ele, uma rápida visita de amizade.

A Presidente da Rádio, Cristina Alves, reeleita nessas funções desde há quatro anos, referiu no seu discurso de apresentação, que «juntos e num espírito solidário, os homens e mulheres desta rádio realizam grandes coisas e que seria bom que o Governo se desse conta dos esforços desenvolvidos, apoiando-nos diferentemente». Prosseguiu, apresentando os restantes membros do Conselho de administração da Rádio: Jerôme Campos, tesoureiro, Lionel Francisco, primeiro adjunto, Fernanda Mangel, contabilidade, Sebastien Abram, responsável técnico, Manuel Carvalho, comissão de festas, Bruno Coelho, Abílio Carvalho e Carla Ferreira, adjuntos, não esquecendo os animadores, aderentes, benévolos, ouvintes, parceiros comerciais, instituições diversas, sem o contributo dos quais nada seria possível, «incluindo os familiares próximos, que compreendem estes esforços».

Numa breve alocução, a Maire Marie-Agnès Linguet fez questão em manifestar o seu grande apreço à Comunidade portuguesa presente e, em particular, à Rádio Arc en Ciel que, noutra perspetiva, «sempre tem apoiado a promoção das atividades culturais e outras que são levadas a efeito pelo município de Fleury-les-Aubrais. É uma Comunidade exemplar que dá gosto apoiar e atua num total respeito pelo cumprimento das regras e do saber-viver, um respeito que vai até ao fim pois que mesmo o recinto da festa é devolvido no final com uma limpeza exemplar», no que foi apoiada pelas palavras de assentimento igual do seu Primeiro-Adjunto.

O Cônsul honorário José de Paiva, elogiou por sua vez o esforço da Rádio e de todos os colaboradores voluntários – cerca de quarenta – que contribuíram de forma única para o sucesso desta festa. «Os Portugueses desta zona, como todos os Portugueses, merecem o reconhecimento das autoridades portuguesas pelo contributo na divulgação e preservação dos usos e costumes portugueses, de aspetos da nossa cultura, tradições, música e folclore, sem esquecer a gastronomia. E por isso, podemos saudar a presença do Cônsul Geral de Portugal em Paris, António de Albuquerque Moniz, que pelo segundo ano consecutivo se desloca a Orléans, à nossa festa. Permito-me considerar a sua presença como um privilégio na medida em que o Cônsul António Albuquerque Moniz exerce funções consulares numa área equivalente a quase metade da França».

O Deputado Paulo Pisco disse «que não podia deixar de estar presente, sempre que as funções lho permitem, porque, quer a Rádio Arc en Ciel, quer a população residente, são o melhor exemplo dos Portugueses espalhados pelo mundo, um exemplo de trabalho, de integração, de respeito, em que a França é porventura o país com o qual os Portugueses desde há séculos estão mais próximos, cultural e humanamente. O Governos tem pelas associações o respeito que lhes é devido pelo magnífico contributo que prestam ao país, e encorajo veementemente as empresas locais a apoiarem esta Rádio com inserções publicitarias».

A fechar as intervenções, o Cônsul-Geral, António Albuquerque Moniz felicitou fortemente o trabalho desenvolvido pela Rádio Arc en Ciel, e fez notar que a sua presença pelo segundo ano consecutivo, «para além da oportunidade para cumprimentar e saudar os Portugueses desta área consular», era justamente o seu «reconhecimento» e, através dele, das autoridades portuguesas, «pelos esforços desenvolvidos por todos e, em particular, pela Rádio Arc en Ciel».

«Já no ano passado tive a oportunidade de salientar o espírito de trabalho e o valor empresarial de várias empresas orleanesas, os notáveis contributos de Portugueses da região que se ofereceram para ajudar e apoiar compatriotas na altura vitimados pelos fogos que, então, assolaram Portugal. Como disse Maire Marie-Agnès Linguet, e muito agradeço as suas palavras, a Comunidade portuguesa é trabalhadora e respeitadora, é justamente esse respeito pelos valores de integração que tanto contribui para a imagem de Portugal, de tal forma que, por outro lado, são cada vez mais os Franceses que visitam o nosso país e mesmo se instalam em Portugal, onde são bem-vindos».

Criada em 1985, a Rádio Arc en Ciel de Orléans celebra este ano 33 anos de atividade. É uma rádio associativa de origem portuguesa que, desde 1993, retransmite também certas informações em direto a partir de Portugal, especialmente noticiário e programas desportivos, programas da rádio nacional portuguesa RDP.

 

Rádio Arc en Ciel

Frequência: Orléans 96,2 FM

 

 

LusoJornal