Padre Rui Pedro vai substituir o Padre Leandro Garcês na igreja de Gentilly


O Padre Rui Pedro, antigo Diretor nacional da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), deixa a Missão Católica de Língua Portuguesa no Luxemburgo, onde chegou em 2013, e vai substituir o Padre Leandro Garcês, na Paróquia Portuguesa do Sacré‑Cœur, em Gentilly, nas portas de Paris.

Rui Manuel da Silva Pedro é natural de Peniche, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

O Padre Rui Pedro foi animador juvenil e vocacional em Portugal, formador de seminaristas e já esteve em França, onde foi Capelão da Comunidade portuguesa em Longwy, na região de Nancy. Para além de ter sido Diretor nacional da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), foi Capelão militar na Força Aérea Portuguesa (Base Aérea nº6, Montijo) e membro do Conselho Consultivo para os Assuntos da Imigração e Secretário da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana.

Rui Pedro passou também pela ilha do Sal, em Cabo Verde, antes de ter chegado, há 12 anos, ao Luxemburgo, tendo sido integrado na Arquidiocese do Luxemburgo na equipa pastoral intercomunitária de Esch‑sur‑Alzette, tornando‑se o primeiro pároco português a trabalhar diretamente com comunidades locais (católicas e não católicas) no sul do país. Pouco a pouco foi-se tornando numa figura de grande proximidade com a comunidade lusófona naquele país.

É pois um sacerdote com uma forte experiência em migrações e integração cultural, que chega a Paris, onde a Comunidade portuguesa é numerosa. Este é também um reforço da presença da Congregação Scalabriniana, dedicada ao acompanhamento espiritual de migrantes na capital francesa, depois da passagem do Padre Carlos Caetano também por Paris.