Paris’24: Portugueses estiveram em destaque no Voleibol de Praia


Nos Jogos Olímpicos de Paris’24, que se realizaram na capital francesa, Portugal voltou a estar representado ao mais alto nível. Vicente Araújo, Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e Presidente da Comissão de Voleibol de Praia da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), José Casanova, Secretário da Comissão das Regras de Jogo e Arbitragem da FIVB, e Rui Carvalho (na foto), árbitro internacional, foram os Portugueses que desempenharam funções de destaque em Paris’24.

Tal como nas edições de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020, Vicente Araújo foi o responsável pelo Torneio de Voleibol de Praia ao exercer as funções de Delegado Técnico para o Voleibol de Praia designado pela Federação Internacional de Voleibol. Uma situação tradicional no currículo do dirigente, Membro do Comité de Controlo FIVB nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, entre várias outras competições.

José Casanova foi o responsável máximo pela arbitragem nos Jogos de Paris na qualidade de Membro do Comité de Controlo da competição de Voleibol de Praia e já marcou presença em nove competições olímpicas: sete edições dos Jogos Olímpicos de verão e mais duas edições dos Jogos Olímpicos da Juventude.

Rui Carvalho integrou o quadro de árbitros de Voleibol de Praia dos Jogos Olímpicos de 2024, depois de já ter dirigido uma final do torneio olímpico, em Londres 2012 – a primeira edição olímpica em que participou -, e ter estado igualmente presente no jogo de atribuição do 3º e 4º lugar dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, e em 2023 na final de masculinos do Beach Pro Tour, em Doha, no Catar.

LusoJornal