Páscoa da Comunidade Católica Portuguesa de Lyon teve lugar na paróquia da Natividade


No domingo dia 31 de março, a Paróquia da Natividade, na cidade de Villeurbanne, adjacente à cidade de Lyon, acolheu a Comunidade católica portuguesa em grande número para celebrar a “Missa da Páscoa”.

A celebração tinha um horário matinal, às 9h00, mas esta festa, a mais importante no calendário litúrgico católico, que é a ressurreição de Cristo, reuniu várias centenas de fieis portugueses, oriundos de várias regiões de Portugal, onde neste dia se vive a Páscoa com as suas tradições populares e costumes religiosos, como no final o beijar da Cruz Florida, um símbolo da ressurreição de Jesus Cristo nas regiões do Minho e de Trás-os-montes.

A celebração foi em português tendo a presença das crianças que frequentam a catequese acompanhados pelos seus pais, familiares e o grupo as catequistas.

“Eu vim cá passar a Páscoa com a família, eu e minha esposa. Viemos da região de Vila Real onde estas festas religiosas têm também, grande importância, não só ao nível religioso, mas também nos encontros das famílias e no seu lado humano” disse Manuel Santos visivelmente contente com o que estava a viver junto da família e amigos. “Este ano foi assim, viemos nós cá a França, passar a Páscoa”.

.

Domingo de Ramos

Oito dias antes, no domingo de Ramos, foi também a ocasião da Comunidade católica, que participa na paróquia de St. Bruno, de organizar esta manifestação Eucarística com a benção dos Ramos durante a sua tradicional procissão onde uma representante da “burrinha” que teria levado Cristo estava também presente. Aqui a celebração foi franco-portuguesa, tendo a presidência do Padre Matteo, e a animação pelo Grupo coral português, entoando cânticos nas duas línguas, em português e em francês.

A Comunidade católica portuguesa tem a possibilidade de viver a sua fé em dois locais nas duas cidades de Villeurbanne e da Croix-Rousse, em Lyon 1.

Na Croix-Rousse, mais precisamente na Paróquia de St. Bruno, a frequência é de duas vezes por mês, uma no primeiro domingo e a segunda no terceiro domingo.

Além das celebrações eucarísticas, ainda é proposto pelo responsável, o Padre Matteo, preparação ao matrimónio católico, batizados, catequese e formações,e a  preparação a outros sacramentos cristãos.

“Se for solicitado pelas famílias, também posso organizar celebrações de funerais e visitas, levando o sacramento dos doentes ao domicilio, ou nos hospitais e isto pode ser em português” disse o padre Matteo responsável pela Comunidade Portuguesa na diocese de Lyon.

LusoJornal