Pastoral Portuguesa de Lyon faz balanço “positivo” do ano e entra de férias

A Pastoral portuguesa de Lyon organizou o seu habitual encontro campestre fechando o ciclo de atividades antes das férias grandes. O evento teve lugar no domingo, dia 7 de julho, no domicílio da Sra. Eva, transformado, nesse dia, no ponto de encontro dos membros da coral, da catequese e da comissão ACOFF das Festas de N. Sra. de Fátima. No total, cerca de 40 pessoas, que durante o ano são os responsáveis e os atores das atividades da Pastoral, reuniram-se partilhando um almoço campestre com sardinhas assadas, carnes e diferentes saladas confecionadas pelas famílias que estiveram presentes.

O Padre Matteo, responsável pela Pastoral portuguesa, que também esteve presente, deixou uma mensagem muito clara: “é na partilha, na confiança, e no respeito de cada um e também na presença, que a Pastoral encontrará o melhor caminho a seguir, e assim vai durar no tempo e também poderá crescer”.

Este ano foi considerado “muito positivo” para a Pastoral, pois cerca de 16 meninos receberam a Primeira Comunhão, e doze jovens adultos receberam o sacramento da Crisma.

A Pastoral anuncia aliás a abertura das inscrições para o próximo ano 2024/25 que podem ser feitas por telefone ou por mail.

A Coral conta com 20 elementos e apela a todos aqueles que queiram participar nos cânticos e animar as celebrações, que se juntem ao grupo porque “são acolhidos com alegria e respeito”.

Quanto à Catequese, atualmente a Pastoral conta com 7 catequistas que estão em dois polos – o da Croix Rousse, na Paróquia de St. Bruno e o de Craponne, na Paróquia de St. Fortunat. Também aqui as inscrições estão abertas, e o início da catequese vai ter lugar no último fim de semana de setembro.

Quanto aos grupos bíblicos e à formação para a Crisma, apenas terão início no mês de outubro e as inscrições também já estão abertas.

“A Pastoral portuguesa de Lyon deseja umas boas férias, cheias de boas recordações e de alegrias para depois contarem no regresso. Contamos com todos para que isso seja possível” disse ao LusoJornal a catequista Isabel Santos.

A próxima celebração Eucarística para a Comunidade portuguesa terá lugar no domingo 15 de setembro.