Paulo Pinheiro: Fundador do Autódromo Internacional do Algarve morreu no Hospital de Toulon


O fundador e atual Presidente do Conselho de Administração do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), Paulo Pinheiro, morreu ontem em Toulon, onde estava hospitalizado devido a um problema “agudo” de saúde. Tinha 52 anos de idade.

Segundo a Assessoria do circuito algarvio, “é com enorme pesar e consternação que a Administração do AIA comunica o falecimento do engenheiro Paulo Pinheiro, seu fundador e Presidente do Conselho de Administração”.

Engenheiro mecânico de formação e ex-piloto profissional, Paulo Pinheiro idealizou e empreendeu a construção do AIA, em Portimão, de onde era originário, em 2008, sendo um dos responsáveis pelo regresso da Fórmula 1 e do MotoGP a Portugal.

O circuito algarvio passou a fazer parte do calendário do Campeonato do Mundo de MotoGP desde 2020, contando, desde então com cinco corridas, tendo sido também o palco do regresso da Fórmula 1, em 2020 e 2021. Mas acolheu também corridas do campeonato de GP2, o World Superbike e as Le Mans Series.

Além do AIA, criou e dirigiu ainda a equipa de motociclismo e automobilismo Parkalgar Racing Team.

O filho de Paulo Pinheiro, Bernardo Pinheiro, também é piloto da Ligier European Series.

“As suas notáveis qualidades humanas e profissionais marcaram todos os que com ele tiveram o privilégio de contactar e trabalhar. Neste momento de dor e consternação a Administração do AIA endereça os seus votos de pesar a toda a família e amigos de Paulo Pinheiro”, remata o comunicado da Assessoria do circuito de Portimão.