MNE

Paulo Rangel reuniu com Jean-Noël Barrot em Paris


O Ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, esteve na quinta-feira em Paris com o Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Noël Barrot, precisamente na manhã em que Michel Barnier apresentou a demissão do Governo.

A reunião entre os dois governantes estava agendada de longa data para preparar a visita de Estado do Presidente Emmanuel Macron a Portugal.

Os Ministros celebraram as ligações antigas de amizade que unem as duas Nações e os seus povos e evocaram a importância do ensino da língua francesa em Portugal. Os dois Governantes concordaram em reformar a cooperação em vários domínios, nomeadamente em matéria de preservação dos Oceanos com vista à preparação da terceira Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC3) que vai ter lugar em Nice em junho de 2025 e na continuidade da anterior edição que teve lugar em Lisboa, em junho de 2022.

Poucos dias depois da tomada de posse da nova Comissão Europeia, os Ministros apelaram ao fortalecimento da soberania industrial e tecnológica, de acordo com o relatório Draghi, bem como ao fortalecimento da defesa europeia. Segundo a Embaixada de França em Lisboa, convergiram na importância da política comercial, que permite defender melhor os interesses dos Europeus e também sublinharam a importância de combater as interferências estrangeiras que visam enfraquecer as nossas democracias.

Paulo Rangel e Jean-Noël Barrot discutiram a necessidade de reformar as instituições multilaterais e, em particular, integrar novos membros no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Por último, sublinharam a convergência de pontos de vista quanto à resolução do conflito israelo-palestiniano.

LusoJornal