Peregrinação anual dos Portugueses ao Santuário de Lourdes foi cancelada

A Peregrinação dos migrantes portugueses ao Santuário de Lourdes, no sudoeste francês, organizada todos os anos, no fim de semana de Pentecostes, pela Capelania portuguesa, acaba de ser cancelada no contexto atual de pandemia de Covid-19.

“A Capelania portuguesa aguardou o mais possível, mas chegou o momento de comunicar oficialmente a anulação da peregrinação nacional dos migrantes portugueses a Lourdes, prevista para o último fim de semana de maio” escreve o Padre Carlos Caetano, Capelão nacional das Comunidades católicas portuguesas de França. “Desde o início do confinamento em França (17 de março) mantivemos a esperança de que, respeitando as regras de prevenção sanitária, fosse possível organizar peregrinações, no fim de semana de Pentecostes”.

Mas a apresentação feita na semana passada pelo Primeiro Ministro Édouard Philippe, do plano de saída do confinamento “apagou qualquer dúvida”, anunciando que os eventos religiosos não estão autorizados pelo menos até ao dia 2 de junho. “Apesar de aceitarmos esta decisão e de convidarmos todos os fiéis católicos lusófonos a respeitarem as disposições do Governo, não escondemos a nossa pena ao vermos que mais uma data importante do nosso calendário católico será celebrada sem reunião de fiéis, mas apenas seguindo à distância as várias liturgias transmitidas pelos canais de telecomunicação”.

Na mensagem de Carlos Caetano, o Padre português diz: “Convido todos os peregrinos a oferecerem esta renúncia a Deus, invocando a intercessão de Nossa Senhora e pedindo a graça do fim da epidemia de Covid-19”.

“Permaneçamos unidos na oração, na solidariedade e na esperança” termina Carlos Caetano.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]