“Pessoa – La Constellation des Êtres”: um espetáculo que reinventa Fernando Pessoa no palco parisiense


O teatro La Croisée des Chemins, no 19º bairro de Paris, acolhe até 2 de maio, o espetáculo “Pessoa – La Constellation des Êtres”, uma criação de Rebecca Viana Jaoui que propõe uma viagem sensível, musical e profundamente humana ao universo multifacetado de Fernando Pessoa. Todos os sábados, às 17h00, o público é convidado a mergulhar na pluralidade identitária do poeta português, numa abordagem que combina teatro, leitura, humor, música e reflexão filosófica.

A proposta parte de uma pergunta simples: “como representar no palco um autor que foi muitos?” A resposta surge através de três intérpretes – Oriane, Viviane e Rosária – que conduzem o público por um percurso lúdico e poético através dos heterónimos, das máscaras e das vozes que compõem a constelação pessoana.

Em cena estão pois, três personagens e um piano. Entre diálogos, leituras encenadas e canções originais, o espetáculo revela a força imaginativa de Fernando Pessoa e a atualidade das suas questões: identidade, liberdade de pensamento, psicologia, sonho e o direito de ser múltiplo.

A encenação aposta numa energia leve e acessível, sem abdicar da profundidade literária. O resultado é um espetáculo “exigente e acessível”, como já sublinharam alguns espectadores, capaz de tocar tanto quem conhece profundamente Fernando Pessoa como quem o descobre pela primeira vez.

Uma porta de entrada na obra de Pessoa

O espetáculo assume-se como uma “introdução viva e sensível” ao universo pessoano. Através de humor, música e emoção, as atrizes constroem um ambiente que acolhe todos os públicos – dos 5 aos 90 anos, como brincam alguns comentários – e que devolve ao poeta a sua dimensão mais humana: a dúvida, o espanto, a imaginação, a melancolia luminosa.

A presença do piano, longe de ser mero acompanhamento, funciona como um quarto personagem: sublinha estados de alma, cria atmosferas e reforça a dimensão musical da escrita de Fernando Pessoa.

Para quem vive em Paris ou arredores, esta é uma oportunidade rara de reencontrar o poeta num palco íntimo, vibrante e profundamente contemporâneo.

No sábado passado, o teatro acolheu uma sessão única dedicada ao livro “Gare à Salazar !”, uma antologia de textos e poemas de Pessoa sobre a ditadura salazarista, publicada pelas Éditions Chandeigne & Lima, com Joanna Gomes, especialista em Pessoa e autora da prefácio da obra e as atrizes Olivia Lauret e Rebecca Jaoui.

.

Todos os sábados, de 28 de março a 2 de maio, às 17h00

Interpretação: Rebecca Viana Jaoui, Olivia Lauret e convidadas

“Pessoa – La Constellation des Êtres”

Théâtre La Croisée des Chemins

Paris 19ème

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca