“Plena.mente” tem escola online de Português “Alma Lusitana” para lusodescendentes


O Centro de Estudos, Línguas e Formação “Plena.mente”, criado em 2007 em Albergaria dos Doze, desenvolveu o projeto Escola de Português Alma Lusitana, para ensinar, à distância, “a Língua, a História e a Cultura Portuguesa a quem tem raízes lusitanas”.

“Sabemos que muitas são as barreiras com as quais inúmeras famílias emigrantes se debatem diariamente, para ver os seus filhos aprender a língua lusitana, tendo muitas vezes de desistir desse sonho” diz Ana Simões, Diretora da empresa. “A Plena.mente não poderia alhear-se ao facto de que é cada vez maior o desafio para os lusodescendentes aprenderem português, por isso criámos a Escola de Português Alma Lusitana. Uma solução de ensino à distância em diferentes áreas do saber, possibilitando a aprendizagem da língua portuguesa em qualquer parte do mundo”.

A Plena.mente desenvolveu “uma proposta de serviços educativos diferenciada e com uma equipa envolvida e comprometida. Foi assim que conseguimos crescer e estabelecer-nos no mercado educacional, abrangendo todas as faixas etárias, através de múltiplas intervenções educativas e formativas” explica Ana Simões. “A nossa oferta de serviços educativos vai desde o apoio escolar a todas as disciplinas e anos letivos, cursos de línguas para crianças e adultos e formação para particulares e empresas”.

A Alma Lusitana tem como objetivo “iniciar o processo de aprendizagem da leitura e da escrita em português, reforçar as competências na língua portuguesa: compreensão oral, produção oral, leitura e escrita, mas também aumentar a ligação afetiva a Portugal e valorizar a herança linguística, cultural e histórica portuguesa.

As aulas de português são online para crianças e jovens dos 4 aos 18 anos, com opções de Português Língua de Herança (PLH) ou Português Língua Estrangeira (PLE).

“A nossa escola destina-se a todos os que desejam aprender ou aperfeiçoar o seu Português e a quem não tem o português como língua materna e queira comprovar, para fins educativos, profissionais ou outros, a sua competência em português” explica Ana Simões.

A Plena.mente afirma ter uma equipa de professores “qualificada” para a preparação para os exames de Português Língua Estrangeira (PLE): CIPLE- Certificação Inicial de Português Língua Estrangeira (Nível QECR: A2), DEPLE – Diploma Elementar de Português Língua Estrangeira (Nível QECR: B1), DIPLE – Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira (Nível QECR: B2) e DAPLE – Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira.

O ensino adequa a idade ao nível de aprendizagem de cada aluno: os 4-5 anos (Mini-Lusitanos), os 6-9 anos (Lusitanos Descobridores), os 10-12 anos (Lusitanos Camonianos), os 12-14 anos (Lusitano Pessoanos) e os 14-18 anos (Lusitanos Queirosianos).

As aulas são individuais ou em grupo, com um máximo de 3 alunos, com professores bilingues e capacitados para o ensino online do PLH (Português Língua de Herança) e PLE (Português Língua Estrangeira). A duração dos cursos de PLH e PLE têm uma duração estabelecida em função dos níveis e idades, mas podem variar entre 45 e 60 minutos. As aulas podem ser marcadas de segunda a sexta e aos sábados.

O ano letivo da Escola de Português Alma Lusitana iniciou em setembro e termina em junho do ano seguinte, mas são aceites inscrições durante todo o ano letivo, ficando sujeito à disponibilidade de horário da escola.

Com mais de 17 anos de experiência no ensino, as aulas são dadas apenas em Português Europeu, com “um ensino individualizado, em que cada aluno progride através de um currículo que foi projetado especificamente para ele”.

A Plena.mente fala também de “aulas divertidas e lúdicas com uso intensivo de recursos visuais que favorecem a aprendizagem online”.

As aulas podem custar entre 90€ e 175€ mensais, dependendo do nível de aprendizagem do aluno, mas a escola concede um desconto de 10% para irmãos.

.

Plena.mente – Centro de Estudos, Línguas e Formação

Rua de Pombal 28C

3100-081 Albergaria dos Doze

Portugal

.

geral@plenamente.pt

LusoJornal