Lusa | José Coelho

Portugal e França disputam hoje histórica final do Europeu de Hóquei em Paris em Paredes


Portugal e França disputam hoje a final do Campeonato da Europa de hóquei em patins, depois de superarem Espanha e Itália, respetivamente, nas meias-finais, em Paredes, distrito do Porto.

Um penálti certeiro de Gonçalo Alves, no final do desempate por grandes penalidades (3-2) pôs fim à incerteza nas ‘meias’, depois de um tempo regulamentar e prolongamento que acabou empatado 2-2.

Sergi Aragonés, que já jogou no Benfica, adiantou os espanhóis aos 37 minutos, depois de uma primeira parte sem golos apesar de oportunidades de parte a parte, mas a equipa orientada por Paulo Freitas fez um resto de jogo muito competente.

Miguel Rocha, aos 39 minutos, e Hélder Nunes, aos 42 minutos, confirmaram a reviravolta lusa, mas, no último minuto, com a Espanha a jogar ‘cinco para quatro’, César Carballeira forçou o prolongamento.

O desempate por penáltis, em que Xano Edo fez várias defesas, permitiu a Portugal ‘vingar’ o 3-1 sofrido na primeira fase, bem como da final de 2023, em que os lusos foram derrotados por 4-2.

A final, inédita, coroa a recuperação de Portugal, que perdeu os três jogos que disputou na primeira fase, em que todos seguiam para os quartos de final, e depois bateu Andorra sem dificuldades (11-2) e ontem deu a volta por cima à tricampeã da Europa.

Recordista de troféus, com 21, Portugal procura expandir a liderança no palmarés histórico da modalidade, tendo já deixado para trás a segunda classificada, e atual tricampeã em título, mas também quebrar um ‘jejum’ de cetros continentais que dura desde 2016.

A França volta a uma final e logo no regresso a Paredes, em que em 2021 perdeu ante os espanhóis, procurando um título inédito para os gauleses.

Para lá chegar, a equipa liderada pelos irmãos Di Benedetto bateu a Itália por 9-5, com destaque para Carlo, do FC Porto, que apontou cinco golos – Bruno, da Oliveirense, e Roberto, do Benfica, apontaram um cada.

Numa partida com golos só ligados a Portugal, Rémi Herman, do Sporting de Tomar, ‘bisou’, ajudando os franceses a bater os transalpinos, em que ‘brilhou’ Giulio Cocco, ex-FC Porto, com quatro tentos, e o sportinguista Alessandro Verona, com um.

A final da 56ª edição do Campeonato da Europa vai ser disputada este sábado pelas 22h45 (hora francesa), em Paredes, distrito do Porto.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca