LusoJornal / António Borga (arquivo)

Portugal joga este sábado em Nice com o País de Gales no Mundial de Râguebi

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

Portugal vai enfim subir aos relvados do Mundial de râguebi, que está a decorrer em França, para defrontar no sábado, em Nice, a Seleção do País de Gales. As duas equipas disputam o Grupo C do Mundial França2023, juntamente com Austrália, Fiji e Geórgia.

Os ‘Lobos’ ainda não se estrearam na competição, mas os Galeses já venceram os Fijianos, por 32-26, no domingo, enquanto a Austrália bateu a Geórgia por 35-15 no dia anterior.

Desta forma, Austrália e País de Gales lideram o Grupo C, com cinco pontos, seguidos por Fiji, com dois pontos, e Portugal e Geórgia, ainda sem pontuar.

A Seleção portuguesa vai jogar o Mundial de râguebi pela segunda vez no seu historial, após a histórica presença na competição, em 2007, também em França.

Portugal enfrenta o País de Gales (no sábado), a Geórgia (no dia 23 de setembro), a Austrália (no dia 01 de outubro) e as Ilhas Fiji (no dia 08 de outubro).

.

Histórico pesado contra o País de Gales

Portugal tem um histórico pesado com o País de Gales, adversário contra o qual sofreu a segunda derrota mais pesada da sua história, por 102-11, em 1994.

Foi a única vez que as duas Seleções se defrontaram, com os Britânicos a deixarem Lisboa com uma diferença de 91 pontos, resultado que perdurou como o mais pesado sofrido pelos ‘Lobos’ até à derrota com a Nova Zelândia (108-13), no Mundial de 2007.

Portugal e País de Gales voltam a encontrar-se, 29 anos depois, em Nice, na segunda vez em que a Seleção lusa marca presença na maior competição mundial da modalidade.

Os Britânicos voltam a assumir o favoritismo no encontro, mas as realidades de ambas as Seleções são bastante diferentes de então, embora os Britânicos continuem a ser uma das maiores potências europeias e mundiais da modalidade.

.

Portugal mais bem preparado do que em 2007

Os ‘Lobos’, que no Mundial de 2007 ainda se apresentaram como uma equipa quase completamente amadora, chegam ao Campeonato do Mundo de França2023 com um grupo em que cerca de metade dos jogadores jogam nos Campeonatos profissionais franceses.

Orientados por Patrice Lagisquet, que enquanto jogador disputou a primeira final de sempre de um Mundial, em 1987, frente à Nova Zelândia (perdeu 29-9), os Portugueses chegam ao Mundial de 2023 com o objetivo de conseguir o seu primeiro triunfo de sempre na competição.

No ranking da World Rugby, o País de Gales ocupa atualmente o oitavo lugar, tendo subido duas posições após o triunfo sobre Fiji, no domingo, na jornada inaugural do França2023, enquanto Portugal é a 16ª seleção da tabela.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal