Portugal marca presença no “Salon du Bourget” de 16 a 22 de junho


O Salão internacional da Aeronáutica e do Espaço em Paris (SIAE) – conhecido por “Salon du Bourget” – é o maior evento do mundo da indústria aeronáutica e espacial realizado com uma periodicidade bienal (nos anos ímpares) por uma empresa filial do Groupement des Industries Françaises Aéronautiques et Spatiales (GIFAS).

Esta 54ª edição do “Salon du Bourget”, contará com cerca de 2.500 expositores oriundos de 48 países, quase 3.000 jornalistas e centenas de delegações oficiais de mais de 60 países. Quanto aos visitantes, o evento espera receber perto de 300.000 pessoas ao longo dos sete dias, das quais, um pouco mais de 40% profissionais e quase 60% público em geral.

Este ano, o “Salon du Bourget” contará com a presença direta ou indireta de uma dezena de empresas do setor aeronáutico com operações e atividades em Portugal, presentes no pavilhão de Portugal organizado pelas duas principais entidades do setor; a Associação AED Portugal representando o cluster aeronáutico português de espaço e defesa e pela idD Portugal Defence (Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal).

O cluster da aeronáutica, espaço e defesa representa hoje mais de 140 entidades e 18 mil postos de trabalho em Portugal, para um volume de negócios total superior a 1,7 mil milhões de euros, mais de 87% dos quais em exportações. Este setor tem registado um crescimento sustentado nos últimos anos, tanto em termos de volumes, exportações e crescimento da cadeia de valor.

O Pavilhão de Portugal (Hall 2B, Stand B64) contará com a visita do Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e do Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, na segunda-feira dia 16 de junho de manhã.

Na terça-feira, dia 17 de junho, pelas 11h30, durante o evento “Portugal Day”, organizado no stand de Portugal, a Associação AED Portugal, representante do cluster português de aeronáutica, espaço e defesa, assinará, através do seu presidente, Rui Santos, um memorando de cooperação com o seu homólogo francês, Bruno Berthet, Presidente da Comissão Internacional do GIFAS.