A seleção de Portugal perdeu ontem com a França por 1-2, mas está nos quartos de final do Campeonato da Europa de Sub-17, após terminar a fase de grupos na primeira posição.
No grupo D, Portugal começou por ganhar à Espanha (2-1) no dia 21, depois ganhou (4-1) à Inglaterra, no dia 24, mas perdeu (1-2) contra a França ontem ao fim da tarde.
A França entrou a perder (0-4) com a Inglaterra, e mesmo se ganhou (1-0) à Espanha e (1-0) a Portugal, ficou em terceiro lugar na fase de grupos.
Portugal (1°), Inglaterra (2°) e França (3°), obtiveram, todos, 2 vitórias e ficaram todos com 6 pontos, mas a diferença de golos contou a favor de Portugal. A Espanha ficou em último, com 3 derrotas e 0 pontos.
O Selecionador nacional João Santos, fez uma avaliação “extraordinária” da fase de grupos. “Viemos para este jogo, sabendo que íamos apanhar uma grande equipa. Não nos podemos esquecer do percurso que fizemos. Apanhámos três grandes seleções e sabíamos que podíamos ter esse resultado. Jogávamos com os resultados. Era importante ficar em primeiro ou em segundo lugar. Sabíamos das contas que tínhamos que fazer. O objetivo era fazer um golo para as coisas ficarem mais sólidas. Conseguimo-lo e foi pena termos sofrido aquele segundo golo no final que, se calhar, o resultado teria sido mais próximo da realidade”.
João Santos disse ainda que “sabíamos que tínhamos que ter paciência, porque a França esperava e ficava à espera dos nossos erros. Não tivemos essa paciência, talvez fruto da juventude desta gente que, se pudéssemos ganhar por 10, eles punham-se a jeito defensivamente. Procurámos jogar com o resultado, sabíamos que estávamos em primeiro lugar do grupo e queríamos agarrar a isso com unhas e dentes”.
Portugal vai agora defrontar a Polónia.