Portugal vai decretar três dias de luto nacional pela morte do Papa Francisco


Portugal vai assinalar três dias de luto nacional pela morte do Papa Francisco entre quinta-feira e sábado, anunciou o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, indicando que participará nas cerimónias fúnebres em Roma. “Nós amanhã teremos um Conselho de Ministros onde será consumada a nossa decisão de decretar três dias de luto nacional, que serão na próxima quinta-feira, sexta-feira e sábado”, explicou.

“Tudo aponta que participarei, com sua excelência o senhor Presidente da República (Marcelo Rebelo de Sousa), com o senhor Presidente da Assembleia da República (Aguiar-Branco) e o senhor Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros (Paulo Rangel) nas cerimónias fúnebres que ocorrerão em Roma no sábado”, adiantou.

O governante indicou que a participação de Portugal nas cerimónias fúnebres do Papa Francisco será “ao mais nível”.

“Estamos numa fase de organização, mas aquilo que está neste momento previsto é exatamente isso, é uma participação ao mais alto nível com o senhor Presidente da República, o senhor Presidente da Assembleia da República, o Primeiro-Ministro e o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros”, disse.

O Papa Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos, de AVC, após 12 anos de pontificado.