Português vai comercializar em França o “Jogo do Arco” com o qual brincava em Barroselas



João Lopes da Costa nasceu em Barroselas, no Minho, há 50 anos, mas veio para França com apenas 3 anos de idade. Com o amigo Philippe Incagnoli acaba de criar a “Roll’n Push” e quer de volta o “jogo do arco” que conheceu na aldeia.

“Quando eu regressava a Portugal, no mês de agosto, para as férias, via as crianças da aldeia a brincarem com um pneu. Então pedia à minha família também um pneu para ir brincar com as outras crianças” explica ao LusoJornal. E era com estes amigos que brincava todos os anos, mesmo sem dominar a língua. “Eram amigos que eu via todos os anos e ainda hoje são amigos”.

Este não era apenas um jogo português. Até aos 40, era um jogo muito praticado por rapazes e raparigas, como aliás indica uma nota de imprensa enviada às redações. “A maior parte das crianças treinava as suas habilidades às escondidas para depois brilharem em grupo. As brincadeiras reuniam, por vezes, 20 participantes e as crianças começavam a brincar desde pequeninas”.

A ideia de lançar este jogo em França aconteceu por acaso. “Foi numa noite, quando estava a partilhar as minhas recordações de infância com o meu melhor amigo, que decidimos relançar este jogo de crianças” explica João Lopes da Costa.

João Lopes da Costa e Philippe Incagnoli criaram a “Roll’n Push” com sede em Vanves, às portas de Paris, e quando constataram o entusiasmo dos filhos quando receberam o primeiro protótipo, fizeram-lhes uma proposta: “levar o projeto até ao fim”.

Já vai longe o tempo em que este jogo se praticava com um velho aro de uma roda de bicicleta e com um pau. A Roll agora criada é constituída por 6 arcos de círculo, “desmontável para ser mais facilmente transportável”, é colorida, pode ser personalizada e com dois elásticos à volta para melhor aderência a “todo-o-terreno”, em meio urbano como em meio rural.

O objetivo foi de criar um jogo que se adapte à família, “dos 4 aos 77 anos” dizem os dois empresários.

E os argumentos de venda são inúmeros: “o jogo desenvolve a destreza, a concentração, a motricidade, ao mesmo tempo que se pratica um desporto” dizem. “Este é um jogo inter-geracional, que liga filhos, pais e avôs”.

João Lopes da Costa e Philippe Incagnoli fizeram uma outra aposta: o “made in France”. “Desde a fabricação até à entrega, todos os nossos parceiros são franceses”, garantem.

.

Orçamento participativo para o arranque da comercialização

Para lançar o produto, João Lopes da Costa e Philippe Incagnoli lançaram um apelo participativo para venderem as primeiras 300 Roll. Pode consultar AQUI.

Para os mais pequenos a Roll mais adaptada é a de 58 cm de diâmetro, e para os adolescentes e adultos a proposta é a de uma Roll de 68 cm de diâmetro.

A roda mais pequena custa, em pré-venda, 35 euros em vez de 42 euros, e a roda maior está à venda por 38 euros em vez de 46 euros. A entrega por Colissimo custa 9 euros.

Mas os dois associados criaram várias fórmulas para quem quiser ajudar esta empresa a lançar este novo produto.

Por ocasião dos Jogos Olímpicos, João Lopes da Costa e Philippe Incagnoli lançaram uma Roll personalizada com as cores da bandeira francesa.

Consulte o site AQUI.

LusoJornal