Portugueses de Troyes celebraram as Aparições de Fátima


No passado fim de semana, dias 11 e 12 deste mês de outubro, a Comissão de Festas de Nossa Senhora de Fátima organizou a centésima-quinta peregrinação em louvor de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na Igreja do Sacré-Cœur (Sagrado Coração) de La Chapelle-Saint-Luc, da Diocese de Troyes.

No sábado, dia 11, às 20h00, houve missa, terço, com cânticos nas duas línguas e procissão de velas, com o Padre Rousseau Dossou.

No domingo, dia12, às 10h30 teve lugar a Santa Missa, que foi novamente presidida pelo mesmo Padre. Às 12h00, teve lugar o habitual “copo de amizade” oferecido a todos os fiéis, pela Comissão de Festas onde não faltou o bom vinho do Porto e vários bolos oferecidos pelas famílias portuguesas. Seguiu-se, às 13h30, um almoço convivial repartido com todas as pessoas presentes.

Às 16h00, e como não podia deixar de ser, para culminar a Peregrinação, foi rezado o terço, teve lugar a procissão e o tão solene e emocionante “Adeus” à Virgem Maria com magníficos cânticos em português e francês.

Mais uma vez, a atual Presidente da Comissão organizadora, Isabel Cerqueira, e a sua equipa – que está de parabéns por ter conseguido juntar várias centenas de pessoas neste evento religioso – agradeceu a todos quantos participaram, de longe ou de perto, e deixou também um “grande obrigado” ao Padre Rousseau Dossou, aos responsáveis da Paróquia, aos músicos que acompanharam todos os cânticos na Missa de Domingo, sem esquecer o guitarrista que veio acompanhar em quase todas as festas durante os dois dias. Agradeceu ainda Alice, que veio de Nogent-sur-Seine e dirigiu e coordenou todos os cânticos.

A próxima celebração da festa de Nossa Senhora de Fátima na região de Troyes terá lugar nos dias 9 e 10 de maio de 2026.